Sistemas coletivos levarão água para 2 mil famílias do Semiárido

Governador Renan Filho assina ordem de serviço para execução da obra que beneficiará 48 comunidades

08/09/2015 07:00

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Mais de 2 mil famílias residentes na região do Semiárido alagoano serão contempladas com a implantação de 47 sistemas coletivos de abastecimento de água. Para que esta realidade seja possível à população, o governador Renan Filho assina nesta quarta-feira (9), no município de Cacimbinhas, a ordem para execução dos serviços.

As obras vão acontecer por meio de convênio do Programa Água para Todos com mediação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e Ministério da Integração. A primeira fase desta ação remonta à implantação de 47 sistemas, do total de 160 acordados com o Governo Federal. Durante a instalação dos sistemas coletivos, uma empresa que está sendo contratada via licitação irá fiscalizar o andamento das obras e sua viabilidade em benefício das famílias.

Após a assinatura da ordem de serviço realizada pelo Governo do Estado e Semarh, a empresa vencedora no processo de licitação atuará com a perfuração de poços, instalação dos reservatórios para que a água seja distribuída até as residências das famílias de 48 comunidades.

À medida que os sistemas coletivos forem implantados, um aparelho dessalinizador estará à disposição das famílias tendo em vista que a água retirada do subsolo no Semiárido é salobra. A previsão é que em dez meses, as obras sejam encerradas e os municípios contem com mais este importante auxílio para conviver com a estiagem.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, houve a necessidade de correr contra o tempo para não perder os valores depositados em 2013 pelo governo federal.

“O convênio com o Ministério da Integração foi assinado no ano passado, entretanto, ao assumirmos a secretaria recebemos a informação de que não houve avanços, correndo o risco de o Estado ser o obrigado a devolver R$ 7 milhões, recursos essenciais à população. Por entendermos que a execução deste convênio se alinha com o nosso planejamento de convívio com a seca através de ações estruturantes e permanentes, decidimos priorizar o enfrentamento da burocracia que travava a realização do certame licitatório. Agora, chegamos ao momento da assinatura da ordem de serviços para a implementação de 47 sistemas simplificados de abastecimento de água em 20 municípios”, detalhou o secretário Alexandre Ayres. 

Consta no planejamento do próximo ano da Semarh, devidamente firmado com o Ministério da Integração, a implantação de mais 113 sistemas de abastecimento de água. Os recursos também estão assegurados. Existe a necessidade, segundo o cronograma organizacional da secretaria, de realizar uma série de levantamentos sobre os locais onde serão instalados os equipamentos do Programa Água para Todos.

“Estamos trabalhando nas duas fases. Com a execução da primeira, através da assinatura da ordem de serviço, voltaremos as nossas atenções para atuar em outras comunidades que tenham deficiência no abastecimento de água”, explica o secretário Alexandre Ayres.

Conscientização

Instalados, os sistemas de abastecimento coletivo de água necessitam de cuidados. Antes de a obra iniciar, a empresa contratada pelo Governo de Estado colocou em prática diversas atividades de educação ambiental. As famílias indicaram seus representantes em comissão para ter acesso a informações a respeito da gestão responsável da água, além de manter os equipamentos em bom estado de conservação.

Diagnósticos sociais foram viabilizados para saber as condições econômicas da região e cursos de capacitação foram ministrados aos representantes das famílias para que eles atuem como agentes multiplicadores de boas práticas ambientais e preservação dos recursos naturais.

Municípios beneficiados

Nesta primeira etapa do Programa Água para Todos, os municípios Maravilha, Inhapi, Ouro Branco, Água Branca, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Olho D’Água das Flores, Olivença, Carneiros, Canapi, Senador Rui Palmeira, Batalha, Minador do Negrão, São José da Tapera, Cacimbinhas, Palestina e Lagoa da Canoa serão contemplados com os investimentos do Governo do Estado em conjunto com o Ministério da Integração. 

Primeira Edição © 2011