Deputados aprovam reajuste salarial parcelado de servidores estaduais

Sob protesto das categorias, Governo pagará 5% para a maioria deles e 7% para professores

02/09/2015 15:11

A- A+

Redação

compartilhar:

Deputados estaduais aprovaram na tarde desta quarta-feira, (2), o Projeto de Lei, (PL), encaminhado pelo governo do estado, sobre o reajuste salarial dos servidores estaduais.

Pelo texto do PL, aprovado durante sessão na Assembleia Legislativa Estadual, (ALE), a maioria dos servidores terão um reajuste linear de 5%, enquanto que os do magistério o percentual aprovado é de 7%. Ressalta-se que os valores serão pagos em três parcelas.

Apesar do protesto de todas as classes de servidores, que não aceitam os valores propostos e o parcelamento, o Projeto foi aprovado sem grandes resistências de parlamentares de oposição.

Uma das classes que mais se impõe ao percentual e a forma escalonada de pagamento são os dos professores, em greve há cerca de dois meses, apesar de uma decisão da Justiça que ordenou que todos retornassem ao trabalho.  

Eles pedem o reajuste salarial de 13,01%, a aplicação de progressões e de melhores condições de trabalho, além da reforma na maioria das escolas.

Durante discurso o líder do governo na ALE, deputado Ronaldo Medeiros, (PT), disse que o Estado enfrenta uma séria crise em suas finanças, sobretudo, no que diz respeito ao limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, (LRF), destacando que desde que assumiu o mandado, o governador Renan Filho, (PMDB), não esconde a realidade, dialogando de igual para igual com as lideranças do funcionalismo.

Primeira Edição © 2011