Campanha do Ministério do Trabalho gera polêmica

02/09/2015 20:11

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Renan Rodrigues - O Globo

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Enquanto o desemprego sobe e as filas para dar entrada no seguro aumentam, o Ministério do Trabalho (MTE) causou polêmica nesta quarta-feira ao se declarar, nas redes sociais, adepto do "deboísmo". Em post publicado no Twitter e no Facebook, a pasta embarcou na linguagem da internet: “Aqui no Ministério do Trabalho e Emprego somos adeptos do #deboísmo”, diz a mensagem, acompanhada por uma ilustração com o símbolo do movimento: um bicho preguiça.

Movimento criado nas redes sociais para incentivar, entre outras coisas, a pluralidade de opiniões, o deboísmo conquistou os usuários e já é uma corrente com forte expressividade no mundo virtual. Entre os mandamentos, o deboísmo prega a diversidade de opiniões, de sexualidade e de religiões, características para uma boa convivência em sociedade. Mas a mensagem não foi bem interpretada por muitos seguidores do MTE nas redes.

“O garoto propaganda do MTE agora é um bicho preguiça?”, indagou um usuário. “O bicho preguiça é garoto propaganda do deboísmo. Não confunda!”, respondeu o órgão. Outro usuário ironizou: “Nada mais adequado para ilustrar o trabalho desse Ministério do que uma preguiça. Parabéns!”

A brincadeira, porém, não agradou a todos. Para alguns, a publicação deveria, inclusive, ser retirada. “Tirem isso do ar. Tá ridículo”, recomendou uma usuária. “Bem a cara do funcionário público no Brasil mesmo”, reclamou outro. Entre as dezenas de comentários, houve quem criticasse ainda mais: “Pagamos imposto pra isso”. “Não. Todos nós pagamos imposto para que o país caminhe!”, rebateu o Ministério.

Longe das páginas de órgãos oficiais, a polêmica não tem vez. É comum ver usuários da rede social Facebook declarando a “conversão” ao deboísmo. “Não há omissão no deboísmo, o que há é a necessidade de cada um de nós de mudarmos, nos tornando pessoas melhores e criando, consequentemente, um mundo mais de boa”, diz trecho de um publicação na página do movimento na rede social.

Em nota, o Ministério do Trabalho e Emprego informou que “trabalha fortemente em suas redes sociais os preceitos do trabalho decente”. Para isso, a pasta utiliza “as linguagem apropriadas das redes sociais para disseminar as boas práticas no ambiente de trabalho. Vários posts estão sendo publicados explicando os direitos dos trabalhadores e as boas posturas no mercado corporativo”. De acordo com a assessoria, as redes sociais do Ministério têm disseminado com mais força as mensagens apropriadas para o trabalhador, alcançado mais de 10 milhões de usuários apenas no último mês.


 

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