Alagoas chega ao 9º mês de 2015 com redução nos crimes violentos

Estado diminuiu 20% e Maceió 26,5%; as tentativas também caíram nesse período e ganhos são operações preventivas, aumento de prisões e combate ao tráfico

02/09/2015 08:58

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A redução dos crimes violentos letais intencionais chega ao nono mês de 2015 em Alagoas. Em números acumulados o Estado de Alagoas tem uma queda de 20% e na capital a taxa chega de diminuição chega a 26,5% comparando com os oito primeiros meses de 2014. Os ganhos vêm com operações preventivas, também com o aumento de prisões e de combate ao tráfico de drogas.

O mês de agosto teve um marco na luta contra a criminalidade. Foram registrados nove dias e dezessete horas sem homicídios em Maceió e 15 dias sem homicídios no Complexo Benedito Bentes, o mais populoso da capital e considerado como um dos mais violentos.

Cidades populosas e que provocam expectativas mês a mês também apresentam queda na violência. Arapiraca chega a setembro com uma redução de 15,9%; Rio Largo tem queda de 30,4% e Coruripe diminuição de 33,3%. São Miguel dos Campos, pelos levantamentos do Núcleo de Estatística e Análise Criminal reduziu em 30,6% e Palmeira dos Índios em 16,7%; Murici sai de agosto com decréscimo de 40,7%, Delmiro Gouveia com queda de 30,8%, Marechal Deodoro com 27% a menos do que crimes violentos do que o ano passado; e Pilar, redução de 47,1% em crimes violentos.

Os índices apresentam vantagens em relação ao ano passado nas tentativas de homicídios. Em todo estado, foram 1,2% a menos. Individualizando, Maceió traz o registro de  uma redução de 23,2 %;  Arapiraca queda de 11,7%; São Miguel dos Campos decréscimo de 27,8%; Marechal Deodoro 17,2% a menos que 2014; Maragogi alcançou redução de 20%; já a cidade do Pilar decresceu 45%.

“Todos os dias levantamos para recomeçar. Não faço nada sozinho, dependo da garra de todos os integrantes da Segurança Pública. Faltam somente quatro meses para fecharmos o ano e temos convicção de que não perderemos o rumo. Agora teremos mais condições de investir com o repasse de mais de setenta milhões do Detran, por determinação do governador, e isso estimula mais ainda. Sem esquecer de que nosso pessoal tem dado respostas importantes à sociedade que tem aplaudido o trabalho de todos os agentes. Começou setembro, temos mais metas a cumprir, essa é nossa consciência a cada trinta dias”, ressalta o secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

Primeira Edição © 2011