A Google está de cara lavada. Tem um logo mais “colorido e amigável”

02/09/2015 06:18

A- A+

Jornal de Negócios PT

compartilhar:

A gigante da internet lançou um novo logotipo esta quarta-feira, menos de um mês depois de ter anunciado a criação da Alphabet. O novo logo mantém as cores do anterior, mas num estilo mais simples, que tem por objectivo uniformizar os vários produtos da marca.

Já consultou o Google hoje? Então decerto que notou a diferença. 

O gigante da internet lançou esta quarta-feira, 2 de Setembro, o seu novo logotipo, que mantém o esquema de cores do anterior, num estilo mais simples e até "infantil". Se abrir a página principal do Google vai assistir a uma pequena animação, em que o velho logo é apagado pela mão de um cartoon e substituído pelo novo, escrito com uma espécie de lápis de cera coloridos.

"Hoje em dia, as pessoas interagem com os produtos da Google em diversas plataformas, aplicações e dispositivos – muitas vezes, tudo num único dia. Espera que a Google o ajude quando e onde você precisar dele, seja no seu telemóvel, televisão, relógio, no painel do seu carro, e sim, até mesmo no seu computador!", escrevem os responsáveis da Google no blogue oficial da empresa.  

"Hoje estamos a introduzir um novo logotipo que reflecte esta realidade e mostra-lhe quando a magia Google está a trabalhar para si, mesmo nos ecrãs mais pequenos. Como poderá ver, pegámos no logotipo e branding da Google, que foram originalmente construídos para um navegador único, e actualizámo-los para um mundo de computação integrada em toda uma infinidade de dispositivos", acrescenta o ‘post’ assinado por Tamar Yehoshua, gestor de produto e Bobby Nath, director de experiência do utilizador.    

O logotipo mantém as cores das versões anteriores – azul, vermelho, amarelo e verde – e o último "e" inclinado, para recordar que a marca será sempre pouco convencional. Além do logotipo, a marca alterou também o ícone, substituindo o "G" a azul por um "G" com as quatro cores da marca.

"Esta não é a primeira vez que mudamos a nossa imagem e provavelmente não será a última. Pegámos no melhor da Google (simples, organizada, colorida, amigável), e reformulámos não apenas para a Google de hoje, mas para a Google do futuro", justifica a empresa.

Para comemorar o lançamento da nova imagem, a empresa criou um vídeo que recorda as diversas alterações do logotipo, ao longo de 17 anos.

Esta alteração acontece menos de um mês depois de a empresa ter anunciado a criação da Alphabet, para agregar as várias companhias representando as diversas unidades de negócio do grupo. 

Larry Page, co-fundador da Google, passa para o cargo de CEO da Alphabet, ao passo que o outro co-fundador, Sergey Brin será o presidente. 

Veja o vídeo de apresentação das alterações de hoje e as mudanças que o logotipo já sofreu desde 1998.

Primeira Edição © 2011