Renan não pretende parcelar salário, mas última palavra é da arrecadação

Determinação do governador de Alagoas é manter pagamento conforme calendário que vem sendo cumprido durante todo ano.

01/09/2015 06:16

A- A+

Romero Belo - Jornal Primeira Edição

compartilhar:

O governador Renan Filho (PMDB) não cogita parcelar o salário dos servidores do Poder Executivo (ao contrário da interpretação que parte da mídia vem atribuindo ao assunto), segundo disse ao Primeira Edição, neste sábado (29), o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias.

- O governador não disse que vai parcelar os salários, até porque sua determinação é no sentido de manter o calendário que vem sendo cumprindo, mas é evidente que vivemos uma grave crise econômica, com queda de arrecadação, de modo que a última palavra será dada, sempre, pela receita estadual – assinalou.

Segundo Fábio Farias, o governador está apreensivo com o quadro financeiro alagoano e também com os reflexos da crise sobre outros estados como Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pernambuco e Sergipe, onde os governadores estão tendo enormes dificuldades para pagar a folha dos servidores.

- Em nenhum momento o governador disse que ia parcelar os salários, mas é oportuno lembrar que, no Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB) assumiu o governo determinado a pagar a folha salarial rigorosamente em dia, mas acabou sendo obrigado a parcelar os salários em razão da crise que o Estado enfrenta.

De fato, o governador Sartori parcelou os salários e, sob pressão, completou o pagamento da folha deixando, no entanto, de pagar a parcela referente à dívida pública do Rio Grande com a União.

Além de cortes no Fundo de Participação dos Estados (FPE), Alagoas também enfrenta queda na arrecadação tributária (em julho a receita registrou queda real, evoluindo abaixo da inflação apurada em 2014), ao passo que a folha salarial do funcionalismo cresce inercialmente e está para sofrer o impacto do reajuste de 5%, cujo projeto já se encontra na Assembleia Legislativa.

FOLHA DE AGOSTO

Na sexta-feira (28), o governo informou que o salário de agosto estaria na conta dos servidores públicos estaduais nesta segunda-feira (31), mas no sábado o numerário já estava creditado na conta-salário. O pagamento está liberado para quem ganha até R$ 2.226 – o que corresponde a 60% do total de funcionários ativos e inativos – incluídos na primeira faixa salarial.

Pelo cronograma da Secretaria da Fazenda (Sefaz), a segunda faixa salarial, de vencimentos acima de R$ 2.226, estará disponível na próxima sexta-feira (11 de setembro).

Primeira Edição © 2011