ONG leva educação emocional a gestantes de baixa renda com terapia, palestras e yoga

ONG Chama Vida realiza encontro no dia 12 de setembro para falar sobre humanização do parto, aleitamento e vínculo afetivo

01/09/2015 06:01

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Associação Chama Vida realiza no próximo dia 12 de setembro um encontro com 50 gestantes de baixa renda para levar gratuitamente ações preventivas e educativas como instrumento de promover a saúde da mulher e do bebê. Das 9h às 17h, o grupo de profissionais leva às futuras mamães informações sobre parto humanizado e aleitamento; trabalhos em grupo com a Terapia Integrativa Conectar para gestantes e yoga; além de dinâmicas individuais energéticas, como cura xamânica, massagem relaxante e frequências de brilho.

O encontro acontece na Escola Oficina da Vida (Rua Presidente Getúlio Vargas, 114, Serraria) e é direcionado para gestantes entre 20 e 40 anos. Segundo a diretora-presidente da ONG, Mônica Maria Galindo, a gestação é um período de muitas mudanças corporais e emocionais que geram inúmeras dúvidas na mulher e no parceiro. O baixo acesso à informação e até a própria assistência médica entre as famílias de baixa renda motivou a realização desse encontro, de acordo com ela.

“Nas palestras, vamos dar a oportunidade a essas mulheres de tirar dúvidas, compartilhar sentimentos, experiências e medos. Nosso intuito é que elas compreendam os novos papéis que chegam nesta fase, criem laços de amizade e interajam com pessoas que também estão vivenciando este processo”, afirma a psicóloga.

Além de responder questões como ‘que parto posso ter?’, ‘como fazer para ter uma gravidez saudável?’ e ‘como cuidar melhor do meu bebê?’, o grupo vai oferecer trabalhos vivenciais com práticas individuais e grupais. “Vamos envolver as participantes na vivência da Terapia Integrativa Conectar para gestantes, na prática da yoga e trabalhos que promovam relaxamento, contato com o corpo e com o bebê, além de práticas energéticas”, observa Mônica.

O encontro será divido em dois momentos: uma roda de saberes pela manhã e práticas vivenciais à tarde. A Roda de Saberes é composta pelos temas: humanização do parto; como tornar o aleitamento tranquilo e prazeroso; maternagem - vínculo afetivo primordial e uso do sling.

À tarde acontecem as práticas individuais e em grupo: Terapia Integrativa Conectar para gestantes; yoga para gestantes; cura xamânica; Jin Shin Jyutsu; massagem relaxante, drenagem linfática; frequência de brilho, Reiki e terapia craniossacral.

“Após esse trabalho, nossa expectativa é deixar as gestantes mais informadas, conscientes de suas opções de parto, da importância do vínculo afetivo mãe / bebê para o desenvolvimento saudável deste, mais relaxadas e menos estressadas em relação à maternagem, parto e puerpério”, completa a presidente da Chama Vida.

Sobre a Chama Vida

A ONG Associação Chama Vida é uma associação civil de direito privado, de caráter socioeducativo, terapêutico e cultural, sem fins lucrativos. Ela foi criada a partir de um grupo que há 25 anos se encontra para meditar, partilhar conhecimento, orações e expandir os trabalhos psico-espirituais de crescimento e desenvolvimento pessoal.

A inspiração para a ONG também veio das meditações que estimulavam a partilhar tudo o que era recebido, além do grupo sentir que a própria sociedade necessitava de ações que levassem o indivíduo a despertar para valores perenes, saindo de uma sociedade capitalista para o despertar de valores humanos e criativos.

A equipe técnica da organização é formada por: Mônica Mª Galindo (psicóloga clínica e diretora-presidente); Marta Aparecida de França (psicóloga clínica e diretora financeira); Lúcia Cerqueira (psicóloga e especialista em Psicologia Social e coordenadora técnica); Xânia Ferreira Croce (psicóloga e diretora vice-presidente) e Sandra de Albuquerque (psicóloga e diretora secretária).

A ação do dia 12 de setembro conta com os seguintes parceiros: Escola Oficina da Vida, Secretaria Municipal de Saúde / Rede Cegonha, UNIODONTO, HONDA Taiyo, Instituto do Ser, GEAP Saúde e Casa do Médico.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011