População é beneficiada com a reforma de 16 terminais de ônibus

30/08/2015 07:30

A- A+

Secom

compartilhar:

A rotina de milhares de usuários do transporte público na capital alagoana vem sendo alterada nos quase três anos da atual gestão. Em agosto, o prefeito Rui Palmeira assinou duas ordens de serviço para a reforma do terminal de ônibus do Trapiche da Barra e do Conjunto Osman Loureiro. Ao todo, das 27 unidades existentes em Maceió, 16 já receberam ou receberão melhorias.

As reformas fazem parte de um pacote de ações que estão reestruturando os equipamentos do sistema de transporte público de Maceió. O objetivo é solucionar problemas de precariedade encontrados nos terminais da cidade, cuja estrutura estavam comprometida e há anos não recebiam reparos. Segundo Rui Palmeira, apesar das dificuldades, os trabalhos estão sendo realizados com recursos próprios do Município.

“A Prefeitura continua destinando recursos próprios em ações estruturantes no transporte público mesmo com o bloqueio do Fundo de Transporte Urbano (FTU), cujo repasse não ocorre desde 2013 em decorrência de uma decisão judicial a favor das empresas rodoviárias. Com isso, tivemos um corte de 60%, mas seguimos investindo e buscando parcerias com a iniciativa privada para trazer melhorias à população”, disse o gestor.

Além das reformas, a gestão também está construindo novos terminais. O primeiro foi entregue no Conjunto Rosane Collor e, no Village Campestre, as obras estão em ritmo acelerado para que sejam entregues no próximo mês. Para melhorar a mobilidade urbana, novas vias foram construídas, a exemplo das Avenidas Paulo Holanda e Pontes de Miranda; a Faixa Azul e a Onda Verde foram implantadas; bem como a realização da licitação.

Novos terminais
De acordo com o projeto elaborado pelo corpo técnico da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, responsável pela coordenação dos trabalhos de reforma, os novos terminais também serão contemplados com a readequação da estrutura.

“Assim como vem sendo feito nos terminais já reformados, estaremos dando atenção aos instrumentos de acessibilidade, por meio da colocação de piso tátil, rampa com inclinação adequada e banheiros acessíveis, bem como a substituição total da coberta, do piso, dos revestimentos, da parte hidráulica e elétrica”, salientou o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

Dentro do projeto de requalificação, haverá a padronização da identidade visual e a revitalização de todo espaço livre anexo a eles por meio de arborização e colocação de acessórios urbanos, a exemplo de bancos, mesas e iluminação.

Primeira Edição © 2011