Nível do Sistema Cantareira recua pelo segundo dia seguido

30/08/2015 09:06

A- A+

Estadão Conteúdo

compartilhar:

O sistema Cantareira, considerado o principal manancial de abastecimento de água de São Paulo, registrou hoje a segunda queda consecutiva no nível dos reservatórios, de acordo com boletim diário divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Em relação a ontem, todos os outros sistemas hídricos também perderam volume de água armazenada.

Pelo índice tradicional da Sabesp, o Cantareira opera atualmente com 15,6% de sua capacidade, já considerando o uso de duas cotas da reserva técnica. O indicador é 0,1 ponto porcentual inferior à medição de ontem.

No cálculo negativo, que considera que o sistema não atingiu o volume útil, o nível do Cantareira também recuou 0,1 ponto porcentual, atingindo -13,7%. O terceiro índice do manancial, por sua vez, passou por oscilação, permanecendo com os mesmos 12,1% verificados ontem.

Nas últimas 24 horas, a Sabesp registrou o acúmulo de apenas 0,1 milímetro de pluviometria na região do Cantareira. Com isso, o total de precipitação armazenada nos reservatórios em agosto chega a 30,1 mm - a um dia do fim do mês, o índice permanece abaixo da média histórica mensal, de 34,4 mm de chuva.

A última vez que o Cantareira registrou alta foi no dia 27 de julho, quando subiu de 18,8% para 18,9%. Antes, os reservatórios que compõem o sistema já haviam passado um mês sem ganhos no nível de água represada.

Outros mananciais

Em crise severa, o sistema Alto Tietê registrou a 32ª queda consecutiva. O manancial opera hoje com 14% de sua capacidade, ante 14,1% ontem - esse índice já considera um volume morto de 39,4 bilhões de litros de água, acrescentado em dezembro.

No sistema Guarapiranga, atualmente responsável por atender o maior número de habitantes de São Paulo (5,8 milhões), o nível dos reservatórios caiu 0,1 ponto porcentual, passando de 68,2% ontem para 68,1% hoje.

O nível do sistema Alto Cotia, por sua vez, recuou de 53,8% ontem para 53,6% hoje. Já os sistemas Rio Grande e Rio Claro perderam 0,3 e 0,4 ponto porcentual, respectivamente, operando hoje com 81,7% e 60%.

Primeira Edição © 2011