Governo vai melhorar estrutura para a chegada de navios ao Estado de Alagoas

Garantia foi dada por Renan Filho, que confirmou a construção de um trapiche para facilitar a atracagem de embarcações

30/08/2015 04:00

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Receber bem e acolher fazem parte dos princípios básicos do turismo. Mais do que as belezas naturais, é comprovado que a oferta de serviços e infraestrutura de qualidade são essenciais para uma experiência turística completa. Nesse sentido, o Governo do Estado estabeleceu mais uma parceria com o setor turístico alagoano, anunciando, no último dia 14, uma construção que vai garantir uma melhor acomodação dos navios que chegam à costa maceioense.

 

Esta notícia foi confirmada na sexta-feira (28) pelo governador Renan Filho, ao participar do Fórum Brasileiro de Turismo, que trouxe a Maceió diversas autoridades e personalidades do setor.

 

Intitulado trapiche, a construção refere-se à estrutura que permite o acesso de passageiros e cargas ao Porto de Maceió, resultando em uma chegada mais preparada e atrativa para os turistas.
 

Para o trade local, a parceria firmada com a Administração do Porto de Maceió é vista como mais uma conquista positiva da área.

 

“Essa é uma reivindicação antiga, e nós enxergamos como uma necessidade que está sendo suprida. No começo de 2016, teremos a chegada de dois navios em Maceió, e com essa estrutura garantimos uma boa impressão e, consequentemente, a volta do turista ao destino. Acomodar navios de forma estruturada só traz benefícios ao setor”, afirma o presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav/AL), Afrânio Lages.

 

Referência em terminais mais desenvolvidos, a estrutura é utilizada em portos internacionais, além de representar a melhoria no acesso marítimo em destinos brasileiros com forte potencial turístico, como Angra dos Reis, Búzios, Ilha Bela e Cabo Frio.

 

Atuando como um segmento estratégico para Alagoas, os cruzeiros que chegam a Maceió dinamizam o turismo na capital durante a alta temporada, estimulando o visitante, que passa apenas um dia na cidade, a retornar em outro momento.

 

Segundo o presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau, Glênio Cedrim, o trabalho em parceria e as melhorias na recepção dos cruzeiristas facilitam a promoção do destino e devem favorecer o turismo internacional.

 

“Os cruzeiros atraem um público grande de turistas estrangeiros, o que deve fomentar o turismo internacional em Alagoas. A construção do trapiche é importante e deve fazer parte de um conjunto de ações, reunindo todos os atores do turismo e aproveitando o potencial do Estado para avançar no segmento. Paralelo a isso, temos evoluído nas ações de promoção, melhorias em estradas e vias rodoviárias ligadas ao litoral, e outros requisitos básicos para o desenvolvimento. Temos parcerias do setor público e privado e nosso trabalho está crescendo”, comemora Glênio Cedrim.

 

Redução de gastos

 

Fundamental para o setor econômico, a estrutura tem vantagens, ainda, na redução de custos destinados atualmente a atracagem de navios.

O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Abremar Brasil), Marco Ferraz, explica que o trapiche deverá reduzir em 50% os gastos com a praticagem, que consiste nos serviços oferecidos aos navegantes em áreas que apresentam dificuldades de acomodação das embarcações, como o Porto de Maceió.

 

“A praticagem é um dos principais gastos existentes no segmento de serviços marítimos, o que resulta em retrações no setor em virtude dos custos. Ações como essa, que preveem a construção de um trapiche que ligue o turista a cidade, permitem que os valores sejam reduzidos, impulsionando os cruzeiros e a inclusão do destino nos roteiros marítimos da região Nordeste”, destaca Marco Ferraz.

 

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, é imprescindível que Alagoas avance continuamente na melhoria de sua infraestrutura turística, o que favorece a receptividade aos visitantes, assim como o incremento da oferta. 

 

“A nova estrutura do porto irá melhorar o desembarque de passageiros dos cruzeiros que chegam a Maceió durante o verão, e faz parte de um conjunto de medidas. Outras ações, como o saneamento básico das principais regiões turísticas, que beneficia diretamente o investidor, a sinalização adequada nas rodovias e nos destinos, além de segurança e acessibilidade fazem parte do conjunto que potencializa o segmento”, conclui a secretária.

Primeira Edição © 2011