Espanhol de 66 anos morre em corrida de touros na Espanha

30/08/2015 09:07

A- A+

Reuters

compartilhar:

Um espanhol de 66 anos morreu neste domingo após ser chifrado no peito por um touro, em um festival de rua na província espanhola de Segovia, elevando o número de mortes nas festas de rua de verão na Espanha para cerca de 12 neste ano.

A alto número de mortes levanta questões sobre as medidas de segurança que cercam as tradicionais "fiestas" de verão em milhares de aldeias espanholas, em que os touros são soltos nas ruas.

O mais famoso destes eventos é a corrida de touros de San Fermin, realizada em Pamplona, ​​em julho, que atraí um grande número de visitantes, com turistas vindos de todo o mundo para participar.

No entanto existem mais de 15.000 eventos semelhantes ao redor Espanha a cada ano, em que os participantes correm na frente de grupos de touros ou tentam fazer que o animal os ataque antes de entrarem em gaiolas especialmente construídas.

A associação de criadores de touros UCTL disse no início desta semana que o número de mortes este ano representava menos de 0,1 por cento dos milhões de participantes. Não há números oficiais de mortes por touros, embora de acordo com dados UCTL, a morte de domingo tenha sido a 12a.

As atitudes em relação ao tratamento dos touros na Espanha estão mudando e alguns dos eventos, tais como o "Bous a la mar" na aldeia de Denia onde o touro é perseguido até o mar, foram interrompidos por protestos de ativistas dos direitos dos animais.

Muitas das novas administrações de esquerda em cidades e regiões espanholas que chegaram ao poder depois das eleições locais de maio retiraram os subsídios a eventos envolvendo touros e estão considerando a organização de referendos sobre a possibilidade de acabar com eles.

Primeira Edição © 2011