Escolas do Baixo São Francisco focam na melhora dos índices educacionais

Promovida pela SEE, capacitação reuniu técnicos de unidades educacionais do Estado e dos municípios da região

27/08/2015 03:30

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com prefeituras, reuniu técnicos das escolas da região do baixo São Francisco para o Seminário Regional de Ações Articuladas. Uma parceria entre as superintendências de Sistema e Políticas da SEE, o evento visa promover melhorias na qualidade do ensino em Alagoas e realmente promover a transformação que a Educação pode proporcionar na vida dos alunos. A formação foi realizada esta semana no auditório da 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em Penedo.

 

De acordo com a coordenadora da 9ª CRE, Fátima Marinho, a capacitação está focada na elevação dos índices educacionais alagoanos e no fortalecimento do regime de colaboração por meio de assistência técnica aos municípios.

 

“Estamos trabalhando muito em parceria com as demais redes, para a melhoria do nosso Ideb – Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico”, afirmou a coordenadora. 

 

O seminário teve como palestrante a gerente de Orientação, Normatização e Inspeção Escolar da SEE, Juliana Cahet, que abordou temas relacionados aos processos de avaliações, metodologias de ensino, normas e regulamentos.
 

“Além das estratégias para a melhoria da qualidade do ensino, destacamos a importância das possibilidades para correção de fluxo e diminuição do índice de reprovação”, afirmou Juliana Cahet

 

“Com esses seminários, que estamos realizando em todas as CREs, estamos plantando a semente da transformação, aproveitando o momento e a evolução da legislação, que nos oferece esse preparo”, afirmou a gerente de Orientação. Segundo ela, tudo o que acontece com o aluno, da entrada até a saída da escola, tem uma legislação. “Precisamos utilizar as resoluções como aliadas, como base para melhoria do ensino”, acrescentou. 

 

Diagnóstico -  A secretária adjunta de Educação de São Brás, Cleidemar Tavares de Oliveira, disse que capacitações como esta são importantes para a recuperação dos índices educacionais dos municípios.

 

“A proposta de ações articuladas é muito pertinente, principalmente neste momento que estamos trabalhando na recuperação do nosso Ideb, que está entre os mais baixos do Estado”, afirmou Cleidemar Tavares.

 

Para o professor de Sociologia Jonas dos Santos Lima, inspetor de ensino da Secretaria de Educação de Piaçabuçu, é importante que as redes municipais e estadual estejam integradas na busca da melhoria do Ideb. “Essa parceria com a Secretaria de Educação do Estado é imprescindível para sairmos dessa situação crítica”, observou o sociólogo. 

Primeira Edição © 2011