Semarh capacita população para dar início à coleta seletiva

Projeto piloto será lançado em Inhapi e Canapi após atuação em parceria entre estado e municípios

22/08/2015 04:30

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participa neste sábado (22) do lançamento do projeto piloto de coleta seletiva nos municípios de Canapi e Inhapi, no alto Sertão. A Semarh contribuiu efetivamente para a idealização desta ação com a capacitação da população sobre a destinação correta dos resíduos.

 

A educadora ambiental da secretaria, Valdenira Chagas, explicou que o trabalho ocorreu em conjunto com estado e municípios, no qual as prefeituras indicaram 50 pessoas para ter acesso ao conhecimento teórico e prático a respeito da coleta seletiva.

 

“Houve a necessidade para que as pessoas entendessem a implantação do projeto de coleta seletiva da melhor forma possível. Os grupos foram escolhidos pelas prefeituras e receberam todas as noções sobre o destino adequado dos resíduos sólidos. Desta forma, eles estão aptos a desempenhar as suas funções como agentes multiplicadores para a população de Inhapi e Canapi”, afirmou Valdenira Chagas.

 

Com as informações devidamente repassadas pela equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, foi escolhido dois bairros, sendo um em Canapi e outro em Inhapi, para que as medidas apresentadas sobre a coleta seletiva fossem realizadas em trabalho de campo.

Além dos dois municípios que vão lançar o projeto piloto, participaram da capacitação representantes de Delmiro Gouveia e Mata Grande. Toda a ação foi constituída com os apoios do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete), ONG Lagoa Viva e Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão Alagoano (Crerssal).

 

Coleta

Em maio deste ano, a Semarh lançou o programa de coleta seletiva destinado aos municípios. A proposta é trabalhar a questão da educação ambiental como um mecanismo importante para dar o tratamento adequado ao lixo orgânico e reciclável que é produzido. O secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, assegura que o estado tem atuado como parceiro das prefeituras com o empenho necessário para eliminar os lixões nas cidades.

Primeira Edição © 2011