Ambulantes de Porto calvo são público inédito do Sebrae

19/08/2015 07:12

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Nesta quinta-feira (20), das 18h às 22h, o município de Porto Calvo receberá visita técnica inédita do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Nacional (Sebrae Nacional) por meio da gestora do Sebrae para Empreendedor Individual (SEI), Roseley Silva. O objetivo é a aplicação do piloto da oficina “Sei produzir alimento seguro” voltada aos empresários formais do setor de alimentação (Microempreendedor Individual - MEI).

Esta aplicação faz parte das ações de Desenvolvimento Territorial do Litoral Norte (DET Litoral Norte) promovidas pelo Sebrae/AL em parceria com a Prefeitura de Porto Calvo e associações comerciais do município e tem sua metodologia baseada na Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nº 49.

Segundo a responsável pelo projeto “Sei produzir alimento seguro” pelo Sebrae/AL, Pauline Reis, a metodologia da oficina já está sendo aplicada a grupos de “food trucks” em Maceió, e atuará com prestadores de serviços do setor de alimentação fora do lar no município de Porto Calvo.

A secretária de Emprego e Renda, Cléa Mascarenhas, diz que a visita terá um diferencial no município: “O programa Sei produzir alimento seguro, geralmente, é voltado a restaurantes, resolvemos com o Sebrae realizar a produção do piloto em Porto Calvo, mas tendo como público os ambulantes formalizados- que são maioria no município- o que torna a visita inédita”. A secretária acrescenta explicando que o objetivo da inovação é proporcionar aos ambulantes a competência necessária para a manipulação dos alimentos e qualificá-los como empreendedores.

Com a visita será formulado um relatório sobre os trabalhadores que estão adequados as regras da vigilância sanitária e aptos para vender os alimentos, e os que não estiverem receberão a notificação das adequações necessárias a serem realizadas. As mudanças em vigor não só trarão melhoria da mão de obra do empreendedor, como também maior segurança ao cliente que saberá que está consumindo um alimento que foi bem manipulado e armazenado, sem riscos de provocar dano a sua saúde.

Primeira Edição © 2011