Estado garante estrutura que vai melhorar chegada de navios

15/08/2015 06:09

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Em sua trajetória política, Renan Filho deu sinais de grande parceria com o setor turístico alagoano e nesta sexta-feira, 14, no Palácio República dos Palmares, o governador deu mais provas desta forte ligação. O Governo do Estado, em parceria com a Administração do Porto de Maceió, vai construir um trapiche para melhor acomodar os navios que chegam a costa maceioense, lotados de turistas no verão.

 

O pleito do segmento turístico era que algo fosse feito para melhor acolher o visitante que chega pelo Porto de Maceió para desfrutar das belezas que só Alagoas tem. Deste modo, o setor foi atendido e a administradora do Porto de Maceió, Roseana Beltrão, foi testemunha da iniciativa do Estado. O trapiche, neste sentido, é um tipo de estrutura que vai facilitar a atracagem dos navios no porto.

 

O governador Renan Filho exaltou a importância – e a necessidade – de um porto melhor preparado e mais confortável para receber os turistas.

 

“A administradora do Porto de Maceió, assim como o setor de turismo de Alagoas, solicita a construção deste trapiche, em Jaraguá, para melhorar o desembarque dos passageiros e dar mais comodidade ao turista que chega ao estado. Isso é fundamental, pois movimenta nossa economia, cria novas oportunidades para aqueles que vivem do turismo e dinamiza Maceió durante o verão”, emendou Renan Filho.
 

Outra pauta recorrente do trade e abordado no encontro foi a construção do terminal de passageiros. O governador adiantou que já existe a autorização de R$ 560 mil para melhor preparar o Porto de Maceió. O projeto foi concluído e Renan Filho se comprometeu em buscar recursos federais para iniciar e concluir o empreendimento, que vai dinamizar ainda mais o turismo de Alagoas.

 

A iniciativa do governo empolgou a administradora do porto que lembrou que as dificuldades são grandes e os pleitos antigos e apenas agora está vendo os projetos terem sequência.

 

“É uma demanda muito antiga do setor turístico e do Porto de Maceió para que se faça algo que melhore a receptividade do visitante. E com essa parceria com o governo, será possível. Maceió é uma cidade receptiva, mas ainda é uma cidade em fase de crescimento no setor de infraestrutura. Provocamos essa demanda e ela foi aceita”, completou agradecida Roseana Beltrão.

 

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico lembrou que o segundo passo desta aliança é a construção de um terminal de passageiros, outro sonho antigo do trade turístico local.
 

“Até que a gente possa estruturar a construção de um novo terminal, estudos preliminares estão em andamento, e a construção de um trapiche é a viabilização de um melhor desembarque para os passageiros, além de mais conforto para sua chegada em Maceió”, explicou Jeanine Pires.

 

A parceria entre Governo do Estado e Porto de Maceió ainda deve gerar o aperfeiçoamento do receptivo da unidade portuária maceioense.

 

“Nossa ideia é melhorar um pouco a estrutura de receptivo e a chegada destes passageiros, permitindo que o visitante possa, não apenas ver melhor as belezas naturais que Maceió dispõe, mas sobretudo, apresentar melhor as possibilidades de turismo que Maceió e seus bairros oferecem”, concluiu a secretária.

 

O governador apontou que Alagoas chegou a receber cerca de 95 mil turistas pelo porto, anualmente. Em 2014, foram apenas 18 mil passageiros.

 

Diálogo com a Marinha

Seguindo a agenda desta sexta, o governador recebeu o vice-almirante Afrânio de Paiva Moreira Junior, comandante do 3º Distrito Naval, que abrange os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Alagoas.

Para Renan Filho, é importante estreitar o diálogo entre a Marinha e o Governo de Alagoas.  A visita foi acompanhada pelo capitão dos Portos de Alagoas, Antônio Braz. Na ocasião, o governador foi presenteado com o livro Amazônia Azul – A Última Fronteira.

Primeira Edição © 2011