Foi lançada oficialmente, nesta terça-feira (4 ) a oitava edição da Festa do Leite em Major Izidoro

05/08/2015 06:12

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A cerimônia ocorreu no Parque Asplemi e contou com a presença da prefeita Santana Mariano;  secretário de Estado da Agricultura,  Álvaro Vasconcelos,  empresários,   líderes de classe, representantes do Sebrae, técnicos do Instituto Federal de alagoas (Ifal) e produtores de leite da região, entre outras personalidades. 

A realização da Festa do Leite de Major Izidoro é uma tradição na Bacia Leiteria de Alagoas e tem como foco o fortalecimento do setor produtivo do leite.

No ano de 1987 foi realizado o primeiro evento, na época de seu criador e então prefeito Doca Alves, para fortalecer o produtor de leite e buscar novas técnicas e melhoramento genético do rebanho. 

A cidade de Major Izidoro é pioneira em inseminação artificial de Alagoas, dinamizando a cultura do  associativismo e cooperativismo. 

O secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos falou da importância do setor para o estado, citou a Cooperativa de Produção Leiteira da Alagoas (CPLA) e o quanto ela será importante para a população.

A cerimônia foi marcada com duas ordenhadeiras, uma doada pela Cooperativa de Produção Leiteira da Alagoas (CPLA)  pelo presidente Aldemir Monteiro, e a outra doada pelo empresário André Ramalho da Plantel Animal.

O secretário de Administração de Major Izidoro, César Campos, e o presidente interino da Associação de Produtores de Leite de Major IzidoroAsplemi, Junior Alves, foram os propagadores, defensores e realizadores da oitava edição da Festa do Leite, juntamente com a Prefeitura, que na pessoa da prefeita Santana Mariano conseguiram os parceiros e colaboradores da Festa, que apoia o crescimento e o fortalecimento dos produtores e de toda região produtora de leite. 

A prefeita Santana Mariano agradeceu a presença dos componentes da Mesa e a todos os participantes que fizeram a cerimônia de lançamento da oitava edição da Festa do Leite de Major Izidoro.

Ela ressaltou o estudo e pesquisa, realizados em conjunto com  Instituto Federal de Alagoas, no intuito de descobrir e tentar entender os fenômenos geoeconômicos do município relacionados à produção de leite. Os dados serviram para compreender o quantitativo da produção de leite em Major Izidoro. Com a informação da quantidade de leite que o município produz e quantos laticínios há na região e sabendo o quanto o setor representa para a cidade.

A gestora disse que vai continuar viabilizando apoios e políticas públicas que favoreçam todo o setor.

“Não importa o nível ou tamanho que o produtor se enquadra, temos que entender a importância de cada um e sua participação  para o crescimento do município. O grande produtor, o produtor da agricultura familiar e o pequeno têm a mesma função, pois o conjunto faz a união e o resultado dessa cooperação engrandece a produção de leite “, destacou a prefeita Santana Mariano.

Primeira Edição © 2011