Seplag divulga Índice de Preços para o Dia dos Pais

31/07/2015 06:29

A- A+

Seplag

compartilhar:

Em termos de faturamento, o Dia dos Pais é a quarta data que mais atrai consumidores para o comércio. A ocasião fica atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, respectivamente. Para auxiliar os maceioenses na hora das compras, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), realizou um levantamento com preços de produtos mais procurados nessa época.

Neste ano, a pesquisa ocorreu no período de 22 a 27 de julho e verificou o valor de itens de vestuário, acessórios, telefonia, artigos esportivos, perfumaria e aparelhos eletroeletrônicos.

Segundo o levantamento, entre os produtos que tiveram aumentos significativos em seus valores estão as gravatas, os relógios masculinos e os bonés com 30,15%, 25,16% e 9,11%, respectivamente.

“Em 2015, percebe-se que há uma retração nas vendas. O cenário econômico atual no qual o país está inserido mostra que as perspectivas não são muito animadoras nesse sentido”, explica o gerente de pesquisas da Seplag, Gilvan Sinésio.

Em relação aos produtos eletroeletrônicos, o estudo revela que, devido ao constante processo de modernização tecnológica e ao aumento do dólar, os aparelhos celulares sofreram uma alta de 15,44% em seus valores. Outro produto que merece destaque é a máquina digital que, neste ano, apresentou um aumento de 12,53%.

“Apesar da alta do dólar e por possuírem vida útil mais longa, itens como barbeador elétrico e GPS tiveram uma queda em seus preços de 11,12% e 6,01%”, salienta Gilvan. 

Ainda de acordo com a análise, alguns artigos da categoria vestuário também tiveram aumento. Utilizadas por homens de todas as idades, as camisas de malhas e de manga longa se destacaram por apresentar elevações em seus preços.  As maiores quedas, no entanto, ocorreram nos valores das jaquetas e das camisas ‘pólo’.

“É preciso entender que o cenário de instabilidade econômica, bem como as medidas restritivas de consumo, contribuíram para que alguns produtos tivessem seus preços alterados. Além disso, a pressão no aumento dos custos de vida dos brasileiros faz com que os consumidores evitem maiores gastos. Com isso, os comerciantes apostam em promoções, na tentativa de minimizar a perspectiva negativa das vendas”, finaliza Sinésio.

Para verificar a pesquisa completa acesse o site Alagoas em Dados: http://www.dados.al.gov.br/.

Primeira Edição © 2011