José Dirceu é preso pela Operação Lava Jato

Ex-ministro é investigado por suspeita de receber recursos de empreiteiras

03/08/2015 06:02

A- A+

Band News FM

compartilhar:

O ex-ministro José Dirceu foi preso na manhã desta segunda-feira, em Brasília, pela 17ª fase da Operação Lava Jato. Segundo a colunista da BandNews FM Mônica Bergamo, a informação foi confirmada pelo advogado do petista, Roberto Podval

Dirceu é investigado pelo Ministério Público por suspeita de receber recursos de empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras. Condenado no Mensalão, o ex-ministro cumpria pena em prisão domiciliar desde o fim do ano passado. Ele já está na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Só o ministro Luís Barroso pode liberar Dirceu a comparecer em Curitiba, sede da Políca Federal, para prestar depoimento. 

Foram expedidos 40 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 26 de busca e apreensão e seis de condução coercitiva. Entre os detidos está Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, sócio da JD Consultoria e irmão de José Dirceu.

A operação foi batizada de Pixuleco, termo usado pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para pedir dinheiro, segundo depoimento do presidente da UTC, Ricardo Pessoa. Os mandados são cumpridos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Entenda cada fase da operação

A Lava Jato investiga um esquema de corrupção principalmente na Petrobras, no qual empreiteiras formaram um cartel para vencerem contratos de obras da estatal. Em troca, pagavam propina a funcionários da empresa, a operadores que lavavam dinheiro do esquema, a políticos e partidos.

Primeira Edição © 2011