Com Detran no Tabuleiro, Zona Sul de Maceió não oferece atendimento

JÁ do Comércio é fechado e solução é reativar posto do órgão de trânsito no Shopping Popular, no Centro de Maceió

03/08/2015 06:44

A- A+

Jornal Primeira Edição

compartilhar:

A transferência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Pontal da Barra para o Tabuleiro do Martins foi elogiada pela maioria dos motoristas de Maceió, mas criou um ‘problema de deslocamento’ para os moradores da Zona Sul da capital.

Isso porque, durante décadas, enquanto o Detran funcionava no complexo do antigo Campus Tamandaré (cedido pela Marinha do Brasil ao Estado em regime de comodato) os donos de carros residentes em bairros como Trapiche, Prado, Vergel do Lago, Ponta Grossa e região central de Maceió, chegavam ao Detran em questão de minutos, até porque o trânsito nessa área ainda flui de forma tranquila, sem engarrafamentos.

Agora, os motoristas reclamam – e com toda razão – porque, além da transferência do Detran para o Tabuleiro, o governo desativou o JÁ (Central de Atendimento) que durante muitos anos funcionou no prédio do antigo Produban (Banco do Estado de Alagoas), no final do calçadão do Comércio.

- Sem o Detran no Pontal da Barra e sem o JÁ do Centro, a gente fica na obrigação de se deslocar até bairros distantes, como Mangabeiras, para providenciar documentos que antes eram expedidos pela Central de Atendimento do Centro da cidade ou pelo próprio Detran, no Pontal da Barra – queixou-se o comerciário Ângelo F. de Almeida, residente no Trapiche.

ALTERNATIVA

Para a funcionária pública Marcela Vieira, esse vácuo poderia ser preenchido se o governo colocasse em funcionamento o posto do Detran do Shopping Popular, localizado na Praça Deodoro, central da capital: “O posto do Detran já funcionou ali, mas foi desativado. Agora, estão anunciando sua volta. Se de fato for reativado, resolverá o problema de deslocamento de muitos moradores da Zona Sul da capital”, disse a servidora.

Governo, através de Detran, e prefeitura de Maceió, através da Secretaria de Abastecimento, estão ultimando medidas para retornar com o posto do Departamento de Trânsito no Shopping Popular. Recente levantamento detectou a falta de sanitário e de um espaço para copa. O local já tem estrutura para atender à população, conforme constatou a reportagem do PE.

TRÂNSITO

Ao contrário do que muitos imaginavam, a transferência do Detran para o Tabuleiro praticamente não alterou o movimento de veículos através da Av. Assis Chateaubriand que dá acesso à área onde funcionava o Departamento de Trânsito.

Conforme a reportagem constatou, o fluxo de veículos parece não ter se alterado, após a saída do Detran, e até se observa uma tendência de crescimento com a expansão imobiliária que vem acontecendo nas cidades da região Sul, próximas de Maceió. 

Primeira Edição © 2011