Al-Qaeda reivindica em vídeo a captura de rebeldes treinados pelos EUA

02/08/2015 09:52

A- A+

AFP

compartilhar:

A Frente Al-Nusra, filial síria da Al-Qaeda, divulgou um vídeo no qual anuncia a captura nesta semana de rebeldes treinados pelos Estados Unidos e acusados de "colaboração com o Ocidente".

Em meados de julho, ao menos 54 rebeldes armados e equipados pelos Estados Unidos entraram na Síria, a primeira equipe da chamada Divisão 30 que luta contra o governo e o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Oito destes rebeldes foram capturados na última quarta-feira no norte da Síria pela Frente Al-Nusra, um grupo islâmico a contra o EI.

O Departamento da Defesa dos Estados Unidos desmentiu a informação, mas a Frente Al-Nusra reivindicou a captura e acusou os rebeldes de serem "agentes dos interesses americanos na região"

O vídeo divulgado pelo canal do grupo no YouTube se chama "Os soldados da Frente Al-Nusra lançam uma operação militar para impedir a extensão do braço americano no norte da Síria".

No vídeo, um dos capturados afirma que foi recrutado pelos norte-americanos através de intermediários para treinar por um mês e meio em um campo na Turquia. O mesmo homem disse ter recebido um fuzil M-16 e uma quantia de dinheiro para "combater a Al-Nusra" na Síria. 

Depois da captura dos rebeldes, as forças da Al-Qaeda lançaram um ataque na sexta-feira contra a sede da Divisão 30 na província de Alepo.

Primeira Edição © 2011