Saúde conta com novo protocolo para situações de exposição de risco ao HIV

Tratamento foi reduzido de seis para três meses, segundo novo protocolo do MS

31/07/2015 08:48

A- A+

Sesau/AL

compartilhar:

O Ministério da Saúde lançou o novo protocolo destinado ao uso de medicamentos para pessoas em exposição de risco ao HIV/Aids. O novo protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas de Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de Risco para Infecção pelo HIV, foi publicado no Diário Oficial da União de 23 de julho e traz uma série de benefícios para os usuários do SUS, inclusive com a redução do tempo de acompanhamento do tratamento.

Para a técnica do Programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Simone Mazoni, o novo protocolo tem uma série de vantagens e integra os três tipos de Profilaxia: acidente ocupacional, violência sexual e relação sexual consentida. Anteriormente, segundo ela, para cada uma dessas situações havia um esquema de medicamento, mas a partir de agora, haverá apenas um.

“Conforme o novo protocolo, o medicamento deve ser ministrado até 72 horas após a exposição de risco. O ideal é que o uso da medicação ocorra nas duas primeiras horas, após a exposição”, disse Simone Mazoni.  A técnica do Programa de DST/Aids da Sesau acrescentou que o usuário deve tomar a medicação durante 28 dias ininterruptos.

O protocolo que entrou em vigor este mês, ainda conta com outros benefícios, como a simplificação e verificação da profilaxia pós exposição, que passa a acontecer em apenas um esquema de medicamento, por que não será necessário um especialista em Aids para fazer a dispensação. Ela poderá ser feita por qualquer outro médico. O tratamento, que antes acontecia em seis meses, foi reduzido para três.

Primeira Edição © 2011