Quinze praias de Maceió estão impróprias para banho, diz IMA

31/07/2015 11:49

A- A+

Ascom - IMA

compartilhar:

As condições de 61 trechos da costa alagoana são divulgados nesta sexta-feira (31), pelo Instituto do Meio Ambiente. O monitoramento realizado semanalmente pela equipe da Diretoria de Laboratório mostra que 33 locais estão impróprios, enquanto 28 são considerados próprios para banho. As coletas foram realizadas nos dias 28 e 29, quando houve incidência de chuvas em todo o litoral, fator que pode provocar variações nas amostras.

No litoral sul, desde Marechal Deodoro até Piaçabuçu, são verificados 19 trechos e 13 são considerados próprios. Entre os locais que registram os melhores índices e são recomendados para os banhistas há as praias de Feliz Deserto, Lagoa do Pau e Gunga. No litoral norte, desde a Paripueira até Maragogi, dos 22 pontos verificados, 10 continuam como próprios para banho. Entre os melhores trechos estão: Sonho Verde, Maré Mansa e São Miguel dos Milagres.

Em Maceió, entre os bairros do Pontal da Barra e Ipioca, dos 20 pontos em que as coletas foram realizadas, apenas cinco locais continuam próprios para banho: Guaxuma, Garça Torta, Pratagy, Mirante e Ipioca.

A classificação é feita com base na resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que determina como parâmetro o resultado das análises em cinco semanas consecutivas e com base no critério da presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes (fecais) por 100mL da amostra de água coletada.

Excepcionalmente, essa semana o documento na integra estará disponível no site do IMA a partir do sábado (01).

Primeira Edição © 2011