Fiscais flagram bolsa de sangue abandonada no HGE

Irregularidades também nos mini pronto-socorros, Lacen e hospitais particulares

30/07/2015 14:58

A- A+

Redação com Assessoria

compartilhar:

Durante semanas de fiscalização das equipes da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió, (Slum) e Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, (Sempma), em 13 unidades de saúde localizadas em Maceió, entre elas todos os mini pronto-socorros da Capital, foram flagradas diversas irregulares, entre elas o abandono de bolsas de sangue no chão, no Hospital Geral do Estado, (HGE) lixo hospitalar misturado com o lixo comum no Hospital do Açúcar, Lacen e Unimed.

Em Nota a imprensa o coordenador de fiscalização da Slum, Carlos Tavares, disse que “em geral, aonde chegamos para fazer as fiscalizações temos encontrado uma situação melhor. Houve um hospital que o local de armazenamento de lixo parecia uma sala de estar. Nesse caso, eu daria uma nota dez”.

Na maioria dos mini prontos-socorros, os fiscais constataram a falta de contrato com empresa licenciada para recolhimento do lixo comum, que ainda é coletado pela Prefeitura. Única exceção é o mini pronto-socorro Dom Miguel Câmara, localizado no bairro da Chã de Jaqueira.

No caso das unidades onde foram flagradas irregularidades a direção foi notificada e terá um prazo de dez dias para contratarem uma empresa para recolher o lixo hospitalar, suspendendo a coleta procedida pelo município.

Já no Hospital do Açúcar, no bairro do Farol, os fiscais encontraram cerca de três toneladas de lixo infectante armazenadas irregularmente fora das bombonas. O hospital foi notificado e recebeu um prazo de 24 horas para providenciar o recolhimento da carga, além de ser autuado pela Sempma.

Segundo a Nota encaminhada a imprensa a direção do hospital regularizou a situação no prazo determinado e apresentou o documento comprovando a destinação final adequada dos resíduos.

Os maiores problemas foram encontrados no HGE onde as equipes encontraram uma bolsa de sangue misturada ao lixo comum e no Laboratório Central, (Lacen), onde haviam 500 quilos de lixo infectante misturado ao lixo comum. Problemas semelhantes foram flagrados no Hospital Rita de Cássia e no Hospital Unimed. Todas as unidades que apresentaram irregularidades foram autuadas e notificadas.

Abaixo, a lista com os nomes das unidades vistoriadas pelas equipes da Slum e Sempma:

- Hospital Rita de Cássia

- Hospital do Açúcar

- Hospital Arthur Ramos

- Hap Vida

- Hospital Vida

- Hospital Sanatório

- Hospital Escola Dr. Hélvio Auto

- Hospital Geral do Estado (HGE)

- Hospital Universitário

- Santa Casa de Misericórdia

- Hospital Nossa Senhora da Guia

- Hospital Unimed

- Lacen

- Mini Pronto Socorro Dr. José Fireman (Jacintinho)

- Mini Pronto Socorro Assis Chateaubriand (Tabuleiro)

- Mini Pronto Socorro Denilma Bulhões (Benedito Bentes)

- Mini Pronto Socorro Dom Miguel Câmara (Chã da Jaqueira)

- Mini Pronto Socorro Noélia Lessa  (Levada)

Primeira Edição © 2011