Equipes discutem atendimento no Centro POP

29/07/2015 06:57

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Ascom Semas

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Coordenadores dos serviços públicos municipais que atendem a população em situação de rua de Maceió participaram de uma reunião, articulada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para discutir as estratégias de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade, atendidas pelo Centro de Referência Para a População de Rua, o Centro POP. O principal ponto de discussão foi a necessidade da realização do diagnóstico, que deve ser feito pelos demais serviços que não estão ligados diretamente à Semas, dos usuários que devem ser acompanhados pelas equipes do Centro POP, que é o responsável pelo encaminhamento das famílias aos programas de inclusão social, capacitação profissional, Benefícios Eventuais, entre outros oferecidos pela Assistência Social do município.

Estiveram presentes os representantes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e profissionais dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) – ambos da Semas -, do Programa Consultório na Rua – gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) –, Guarda Municipal e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O diálogo entre os serviços também contou com o planejamento das ações que devem ser executadas pelo Grupo de Trabalho Intersetorial Direcionado à População em Situação de Rua (GTPop), que também recebe a articulação da Semas.

A secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, destaca que esse tipo de reunião é importante porque agrega qualidade ao serviço ofertado pela Semas que, por sua vez, trabalha para conseguir sucesso em cem por cento das demandas dos seus usuários. “É uma marca dessa gestão o planejamento e a integração, entre os serviços públicos municipais. A gente trabalha incansavelmente para promover os direitos e à cidadania para a população que, infelizmente, ainda se encontra nas vias públicas. Nessas oportunidades, os profissionais fazem uma avaliação do trabalho que está sendo prestado com a visão, claro, de melhorar sempre”, disse.
 

A coordenadora do Centro POP II, Kelly Luz, também destacou o comprometimento coletivo com as questões sociais. “Publicizar as atividades do POP e articular o fortalecimento da rede de atendimento à população em situação de rua é uma prioridade. E é isso que estamos fazendo. Todos estão otimistas e melhores resultados virão”, destacou Kelly.

Centro POP

Com nova sede inaugurada pela Prefeitura de Maceió em abril deste ano, o equipamento oferece assistência psicossocial e ações inclusivas que focam na promoção dos direitos humanos e da autonomia das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade nas ruas. O Centro POP tem capacidade para 80 atendimentos mensais e, diferentemente da Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto, não abriga os usuários.

A maior demanda do serviço vem através dos atendimentos da Abordagem Social e grande parte dos usuários que chega ao POP vem das regiões do Centro e da orla de Maceió.

Primeira Edição © 2011