Desenvolve e Braskem avaliam ações conjuntas para auxiliar cooperativismo

27/07/2015 15:32

A- A+

Eliete Amâncio - Agência Alagoas

compartilhar:

O presidente da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), Antonio Pinaud, propôs à diretoria da Braskem o estabelecimento de parceria para o desenvolvimento de ações conjuntas. A primeira reunião para tratar do assunto foi realizada na manhã desta segunda-feira (27), na sede da Agência. Pinaud colocou o corpo técnico da entidade à disposição da Braskem para traçarem planos de trabalho que auxiliem associações e cooperativas de Alagoas, especialmente aquelas que estão situadas no entorno da empresa.

Márcia Camêllo, Relações Institucionais da Braskem, apontou que a parceria é muito bem-vinda, pois corrobora com os valores e princípios da empresa que “aposta na união das pessoas, no potencial de cada ser humano, através da concessão de oportunidades e da superação de resultados”, citou acrescentando que a iniciativa do presidente da Desenvolve pode ajudar no desenvolvimento da comunidade, por exemplo, do Pontal da Barra, que já se organizou em aglomerações associativas, mas ainda demandam um direcionamento para a viabilização de novos negócios.

Para Antonio Pinaud, após avaliarem a aplicabilidade das ações em parceria, uma das prioridades será a criação de um centro para beneficiamento e venda de mariscos e pescados, atendendo às questões sanitárias e reunindo os pescadores locais. “Estudamos dia após dia novas formas de fomentar os pequenos negócios, aqueles enraizados em nossa cultura, através da inclusão social e produtiva. Daí surgiu a ideia deste centro que contará, de nossa parte, com financiamentos para a subsistência dos pescadores e marisqueiras que trabalham desde o Dique Estrada até o Pontal da Barra”, frisou Pinaud.

Márcia Camêllo salientou que a Braskem desenvolve inúmeros projetos voltados para a sustentabilidade das comunidades no entorno das unidades de Maceió e de Marechal Deodoro e que a tendência é ampliar esse trabalho social. “No caso específico deste centro de beneficiamento, a empresa poderá utilizar sua tecnologia de concreto pvc para a construção do local. Tudo isso, no entanto, depende das análises de viabilidade do projeto sempre com vistas ao desenvolvimento local”, concluiu Camêllo.

Ainda na ocasião, outras possibilidades de investimentos foram tratadas, como a criação de um Distrito Design em Maceió, o primeiro no Brasil, onde estariam reunidas empresas com viés em inovação do design de vários segmentos, como restaurantes e confecções, atendendo a critérios e referências da cultura alagoana e no que é produzido localmente. “Nos preocupamos com a evolução rápida da inovação tecnológica e, por isso, é tão importante apostarmos em um ambiente onde as iniciativas estejam aglomeradas. Isso permite uma maior interação entre os setores”, concluiu Pinaud.

Também presente à reunião, o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Agência de Fomento, Fábio Leão, apontou que a Desenvolve possui conhecimento e capacidade de desenvolvimento de projetos necessários para alavancar esse tipo de negócio em Alagoas, mas que para concretizá-los precisa da complementaridade de recursos através de parcerias. Uma próxima reunião será agendada para a apresentação dos pareceres das duas entidades quanto à viabilidade dos negócios.

Primeira Edição © 2011