Pesquisa identifica opinião do turista em Alagoas

22/07/2015 13:37

A- A+

Ascom - Sedetur/AL

compartilhar:

Visando conhecer a opinião dos visitantes e turistas que vêm a Alagoas e aperfeiçoar os serviços prestados ao público, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae, está realizando um levantamento que pretende identificar, por meio de entrevistas e questionários aplicados, o nível de satisfação dos visitantes e como o destino tem sido visto e experimentado por eles.  As coletas serão feitas com 200 pessoas, até o final do mês de julho, no Aeroporto Zumbi dos Palmares e principais postos de entrada e saída do estado. 

Intitulada Opinião do Turista Atual, a pesquisa faz parte da elaboração do Plano de Marketing Turístico de Alagoas, e tem como público-alvo o visitante que acaba de vivenciar o destino, compreendendo, através de sua opinião, os pontos positivos, negativos e diferenciais da experiência. Como critério na avaliação, é preferível que os entrevistados já tenham realizado viagens turísticas a outros destinos nos últimos dois anos, tendo possibilidade de utilizar parâmetros comparativos na avaliação. 

Para a superintendente de Turismo da Sedetur, Natália Cordeiro, as pesquisas são fundamentais por subsidiar as análises qualitativas e permitir a identificação da situação atual do turismo no estado. 

“O Plano de Marketing Turístico de Alagoas está sendo construído de maneira participativa e metodologicamente orientada. A primeira fase, que envolve o levantamento e análise de dados é fundamental para que possamos traçar estratégias e ações coerentes e bem fundamentadas para o turismo de Alagoas. Neste sentido, as pesquisas de opinião são peças-chave, pois nos permitem deixar os "achismos" e trabalhar sobre informações concretas”, afirma.  

O primeiro levantamento foi feito no município de Maragogi, no ponto de apoio ao turista. Na localidade, foram entrevistados 50 visitantes. A próxima coleta será realizada na capital, Maceió, com a aplicação de 100 entrevistas aos visitantes identificados no Aeroporto Zumbi dos Palmares, Feira de Artesanato da Pajuçara e Restaurante Hibiscus

Devido ao forte potencial turístico, a cidade de Piranhas foi a terceira selecionada como posto de coleta. Seguindo a metodologia estabelecida, o modelo de questionário aborda o planejamento e comportamento da viagem; as motivações que influenciaram a escolha de Alagoas como destino; as atividades realizadas e o nível de satisfação, incluindo a relação expectativa x experiência vivenciada. 

Como parte do Plano de Marketing Turístico de Alagoas, já foram ouvidos o trade local e os principais operadores nacionais e internacionais, permitindo o acesso à opinião interna, de quem, potencialmente, comercializa o destino.

O relatório final com os resultados da pesquisa deve ser concluído no final do mês de agosto. 

Primeira Edição © 2011