Bancários contestam redução de assaltos a bancos em Alagoas

Enquanto governo comemora redução nesta modalidade de crimes, Sindicato apresenta outra realidade

09/07/2015 13:04

A- A+

Redação

compartilhar:

A divulgação por parte do secretário da Defesa Social e Ressocialização (Sedres) de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, de que o número de ataques, (assaltos e arrombamentos), contra bancos e correspondentes bancários teve uma queda nos seis primeiros meses deste ano, baseado no mesmo período do ano passado, gerou criticas por parte de diretores do Sindicato dos Bancários no Estado.

Segundo o secretário – ex-coordenador do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas, (Gecoc), do Ministério Público Estadual, (MPE) – os dados do Núcleo de Estatística da Sedres mostram que este ano apenas cinco bancos foram arrombados com explosivos, contra 24 no ano passado. Em relação a assaltos a bancos foram quatro este ano, contra três em 2004.

Na contramão desses números estão os dados do Sindicato dos Bancários que registrou 17 casos nos seis primeiros meses de 2015 (somados ataques com bomba e assaltos à mão armada).

A temeridade dos bancários diante da fragilidade da polícia alagoana de combater esta modalidade de crime tem sido comprovada pelas ações dos bandidos em somente esta semana, em menos de 24 horas, atacaram dois bancos, conseguindo fugir sem serem importunados.

O primeiro caso aconteceu na cidade de Canapi, Sertão alagoano, durante a madrugada da terça-feira, (7), quando uma quadrilha chegou à cidade e se dividiu em dois grupos. O primeiro surpreendeu os poucos militares que dormiam no Grupamento da Polícia Militar, (GPM), onde cercaram o prédio, furaram os pneus da única viatura que estava parada no local e deflagraram vários tiros para impedir qualquer reação. No mesmo momento o outro grupo de criminosos se dirigiu até o Banco Bradesco, onde explodiram o cofre da agência e levaram o dinheiro.

LEIA  -   BANDIDOS FAZEM POLICIAIS REFÉNS E ROUBAM BANCO EM CANAPI

Na mesma manhã o secretário da Defesa Social disse em entrevista que a fragilidade na segurança dos estados vizinhos a Alagoas ‘motivam’ a ação de bandidos. Alfredo Gaspar disse que Alagoas vive um momento de tranquilidade, quando se trata de assaltos a bancos.

“Enquanto só tivemos um assalto, o estado vizinho de Sergipe sofreu cinco em menos de quatro dias”, avaliou ele.

“O que dificulta também o trabalho dos órgãos de segurança é a facilidade em que o bandido tem em fugir de Alagoas, uma vez que a fronteira com a Bahia, Pernambuco e Sergipe ajuda”, disse Alfredo Gaspar que garantiu que todo o bando será preso.

Na manhã do dia seguinte – quarta-feira, (8), outro grupo de criminosos – bem vestidos – invadiu o Bradesco no Centro da cidade de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas e após roubar o banco fugiu, levando um cliente como ‘escudo humano’.

LEIA   -   POLÍCIA CAÇA BANDIDOS QUE ASSALTARAM BANCO E FUGIRAM COM REFÉNS

Por meio da assessoria a Polícia Civil, (PC), confirmou que os bandidos estão identificados e seriam os mesmos que tem agido contra bancos do Bradesco no Estado.

Primeira Edição © 2011