Inverno exige cuidados especiais dos pais

Diminuição da temperatura e aumento da umidade do ar podem desencadear crises de asma, alergia e rinite

06/07/2015 08:06

A- A+

Sesau

compartilhar:

Com a chegada do inverno, período marcado pela diminuição da temperatura, chuvas e aumento da umidade do ar, as crises de asma, alergias e rinites tendem a aumentar. E para alertar a população e principalmente os pais de crianças, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta sobre os cuidados para evitar problemas mais graves.

Entre os cuidados que devem ser adotados, especialmente por pais e responsáveis por crianças, destaca-se a higienização do lar. A médica alergista Dirleny Brandão explicou que no inverno os problemas respiratórios são mais comuns. “Pessoas que possuem quadro de asma e alergias são mais sensíveis ao acúmulo de poeira e mofo. A higienização do lar deve ser feita de forma sistemática e completa para evitar o acionamento de crises”, destacou.

A médica ressaltou, ainda, outras dicas importantes como a hidratação constante e a alimentação balanceada. A alergista lembrou que é preciso ingerir alimentos ricos em vitamina C, a exemplo de laranjas e frutas cítricas.

“Manter em dia o calendário vacinal, incluindo a vacina contra agripe, também é essencial, pois durante os períodos mais frios existe uma tendência de se ficar mais tempo em ambientes fechados e com uma maior concentração de pessoas o que contribui para a transmissão de vírus”, ressaltou.

No caso de crises ou dificuldades de respiração o paciente deve ser encaminhado para uma unidade de saúde. Em Alagoas, a clínica infantil Dayse Brêda, localizada no bairro da Levada, atua como referência no atendimento a pessoas com problemas respiratórios no estado.

A diretora da clínica Elba Fernandes explicou que os pais devem levar seus filhos que apresentem dificuldades de respiração e seu estado de saúde seja controlado e monitorado.  

Um dos usuários da clínica, Edvaldo Silva, compareceu para acompanhar a filha Milena dos Anjos, de 11 anos, que tem asma. “Nessa época do ano as crises aumentam e por isso temos o cuidado de evitar locais que possam desencadear as crises. Além disso, comparecer as consultas na clínica para o acompanhamento do quadro clínico da minha filha”, revelou o pai.

Elba Fernandes destacou que esse comportamento é salutar e deve ser seguido por outros pais e responsáveis. “O principal cuidado dos pais deve ser sempre a prevenção”, lembrou.

Já Rosélia Silva, mãe de Luiz Otávio Silva, de cinco anos, relata que sempre leva o filho para atendimento no Dayse Brêda, principalmente no inverno, quando as crises aumentam. “É preciso mais cuidado nessa época do ano”, lembrou a mãe, que destacou sempre receber um bom atendimento na unidade. “É tranquilizante saber que a população pode contar com um atendimento de qualidade e comprometido como o encontrado na clínica”, enfatiza.

Primeira Edição © 2011