Semptur vai realizar parceria para fomentar turismo de negócios

Intuito do convênio é apoiar a captação e estruturação dos eventos a serem realizados na capital aumentando a taxa de ocupação hoteleira

05/07/2015 08:30

A- A+

Ascom Semptur

compartilhar:

O secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão, anunciou na última semana que a Prefeitura Municipal irá firmar uma parceria inédita com o Maceió Convention  & Visitors Bureau para fomentar o turismo de negócios na cidade. De acordo com o secretário, o intuito do convênio é apoiar a captação e estruturação dos eventos a serem realizados na capital e aumentar, assim, a taxa de ocupação hoteleira na baixa temporada. “Diante do atual cenário econômico do País, a criatividade, a inovação e as parcerias são os fatores que vão fazer a diferença na governança dos nossos destinos turísticos”, ressalta Jair.

O anúncio aconteceu durante um encontro realizado pelo Maceió Convention, que reuniu todo o trade do município no dia 02 de julho para uma palestra da especialista Vaniza Schuler, um dos nomes mais importantes do Brasil em turismo de negócios.  Através de uma parceria entre o Convention, o Sebrae e a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Alagoas (Sedetur), a palestrante está prestando uma consultoria para o destino, focada na capacitação para a prospecção de eventos para o destino.

Durante o encontro, o presidente do Maceió Convention, Glênio Cedrin, afirmou que é preciso envolver os diversos segmentos da sociedade para fortalecer a atividade turística como geradora de renda e emprego na cidade. “Maceió tem um grande desafio de melhorar o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o turismo pode ajudar e muito nessa missão”, afirmou o dirigente.

Para a palestrante Vaniza, Maceió reúne características importantes para atrair mais eventos para o destino: ”uma hotelaria moderna, boa infraestrutura e entidades do trade organizadas, além do já consolidado potencial turístico” resumiu. Durante sua apresentação, a consultora abordou também alguns dos principais desafios que Brasil tem que enfrentar para atender esse perfil específico de público. “Precisamos de informações claras e detalhadas sobre a infraestrutura e a capacidade logística dos locais dos eventos, profissionais mais capacitados, produtos turísticos exclusivos e serviços de qualidade em períodos alternativos – já que os eventos acontecem em horário comercial”, explicou a especialista.

Em 2014, Maceió recebeu, ao todo, 41.380 turistas participantes de eventos, conferências e convenções das mais diversas áreas como Astronomia, Medicina, História e Educação, por exemplo. Com a reforma e ampliação do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, que incluiu a climatização do espaço, a expectativa é que esse número cresça. Em 10 anos, os congressos e convenções realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. Segundo o Ministério do Turismo, em 2015 o setor deve movimentar R$ 43,4 bilhões.

Novo CAT 

De acordo com o diretor de desenvolvimento da Semptur, Michael Chinelato, a Secretaria está planejando também uma reestruturação do Centro de Atendimento aos Turistas do Centro de Convenções para melhor atender os participantes dos mais diversos eventos realizados no local.”A ideia é que esse turista de eventos possa conhecer todo potencial natural, cultural e gastronômico da cidade e seja motivado a aumentar sua estada em Maceió ou voltar em outra ocasião”, explica Michael.

Segundo a coordenadora de operações da Semptur, Cristina Quirino, além de oferecer informações estratégicas aos visitantes do Centro de Convenções, nos próximos eventos, os estagiários que atuam nos CAT’s vão realizar uma pesquisa com os turistas, para levantamento de dados que podem ajudar no direcionamento das ações da secretaria.

Primeira Edição © 2011