O retorno do Bonde aos trilhos de Maceió

05/07/2015 12:55

A- A+

Thiago Simões

compartilhar:

Antes, apenas um transporte para a cidade, onde muitos aproveitavam se deslocando de um bairro para o outro, com maior fluidez aliado a um toque de charme sobre os trilhos, assim era o bonde, que cortava algumas áreas da cidade de Maceió levando passageiros, trabalhadores e turistas que vinham em busca de novos horizontes. Muitas vezes o único meio de transporte a época, já que muitos não dispunham de recursos para aquisição de automóveis.

E este, sendo uma proposta vinda de países desenvolvidos, que disponibilizavam o transporte para toda a cidade, onde até hoje faz parte do contexto social, servindo não somente como locomoção, mas como atração turística, principalmente estando de acordo com uma questão bem crítica em diversos lugares, a mobilidade urbana.

É um equipamento de 1º mundo, sendo utilizado em diversos lugares desenvolvidos ou não.

Ter novamente um bondinho para usufruto de todos em Maceió não seria pensar alto, nem tampouco achar uma “viagem”, uma “loucura”. Políticos e órgãos responsáveis podem abraçar esta causa e traçarem um possível retorno aos trilhos de Maceió, mesmo sabendo que não dispomos de trilhos suficientes para atender a muitos bairros.

Como seria agradável aos olhos do Maceioense e dos turistas, se pudéssemos novamente ver um bondinho, podendo ser 1 único vagão, saindo dos galpões do Jaraguá, cortando a Av. Maceió rumo a próxima parada no centro da cidade... Além de muito bonito e charmoso, seria um meio de transporte rápido, com preço inferior aos ônibus coletivos, com poucas paradas e com isso não atrapalhando o trânsito local, ecologicamente correto, e ainda aproveitando uma linha férrea já existente, apenas necessitando de manutenção.

O que ia ter de gente querendo usufruir desse charme...

Seria uma volta à histórica, num lugar onde trilharam personalidades reconhecidas nacional e internacionalmente, e somado a isso, as inúmeras belezas naturais.

Vamos juntos abraçar esta ideia solicitando da CBTU e dos demais órgãos competentes, o retorno breve deste benefício. E se você torce para que isso seja uma realidade, comente e compartilhe.

Foto não ilustrativa bonde do passado, apenas um, dos muitos modelos em circulação.

Primeira Edição © 2011