Forças sírias iniciam ofensiva para recuperar cidade de Zabadani

04/07/2015 07:37

A- A+

EFE

compartilhar:

As forças leais ao governo de Bashar al Assad, na Síria, iniciaram neste sábado uma ofensiva para recuperar o controle da estratégica cidade de Zabadani, a 45 quilômetros de Damasco, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os arredores da cidade são palco de intensos combates entre as tropas sírias e milicianos leais por um lado, e brigadas islamitas e rebeldes pelo outro.

Os enfrentamentos explodiram depois de a IV Brigada do Exército sírio e seus aliados da milícia xiita libanesa Hezbollah lançarem uma ofensiva para recuperar o controle de Zabadani.

A luta coincide com um intenso bombardeio aéreo contra as posições rebeldes na cidade e seus arredores.

Ontem, a aviação de Damasco lançou mais de 90 ataques com barris explosivos e foguetes para facilitar a ofensiva hoje, acrescentou o Observatório.

Ao redor de 80% dos edifícios de Zabadani foram destruídos durante os pouco mais de quatro anos de conflito sírio, e a maioria de seus habitantes fugiram.

A cidade tem uma grande importância estratégica para o regime porque está localizada na rota que liga Damasco à província central de Homs e o litoral norte, por isso facilita a transferência de forças, armamento e combustível.

Por outro lado, seu controle ajudaria o governo a proteger a capital e arredores, e fecharia todos as possíveis conexões com o Líbano.

Para as brigadas rebeldes, o controle de Zabadani facilita o avanço rumo a Damasco e abre frentes de batalha em direção a costa, onde poderiam eliminar as tropas sírias e seus aliados do Hezbollah, que usam o litoral e o norte sírio para bombardear cidades. 

Primeira Edição © 2011