PMs aceitam proposta de 5% e acabam com 'Operação Padrão'

Associações são acusadas de deixarem de lado melhores condições de trabalho por reajuste em dezembro

03/07/2015 14:37

A- A+

Redação

compartilhar:

Policiais militares e bombeiros militares, da Polícia Militar, (PM), de Alagoas, decidiram na tarde desta sexta-feira, (3), encerrar à ‘Operação Padrão’, iniciada no último dia 25, após acusarem o governador Renan Filho, (PMDB), de mudar a promessa feita durante a campanha eleitoral de solucionar os baixos salários dos servidores público de Alagoas.

LEIA   PMs vão para o 'tudo ou nada' e deflagram 'Operação Padrão'

Renan, hoje, se diz impedido de negociar um aumento superior a 6% em razão da extrapolação do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, (LDR).

Contrários às palavras do governador os militares cobram a aplicação imediata do reajuste com base na reposição medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, (IPCA), o governo propõe um reajuste fracionado durante os próximos três anos. 

Após várias tentativas de acordo os militares aprovaram a proposta de um reajuste no valor de 5%, pago até o final do ano, com base no IPCA.  Apesar de o percentual proposto não alcançar o IPCA, os militares concordaram em ter a incorporação salarial aplicada no salário do mês de dezembro. O governo mantém a afirmação que não tem recursos para aplicar a reposição.

O retorno dos militares as suas obrigações, após o acerto do reajuste sobre o soldo, deixa de lado outro tema que era negociado com o governo. As melhores condições de trabalho, a exemplo de reforma em todos os PMs Box e sedes dos Grupamento da Polícia Militar, (GPM), no interior, foram ‘esquecidos’ pelas lideranças, agora acusadas por alguns integrantes da tropa de ‘retirarem’ o tema – a pedido – das discussões.

Sem querem polemizar com os liderados, diretores das associações se defendem dizendo que está havendo interpretação errônea e interesses obscuros de alguns eventuais pré-candidatos a presidentes de associações que querem aproveitar-se do momento para criarem cizânia.   

Primeira Edição © 2011