Município de Paulo Jacinto se prepara para o tradicional Baile da Chita

A festa é considerada a manifestação cultural mais tradicional do estado de Alagoas e acontece no dia 18 de julho.

03/07/2015 05:10

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Situado no Agreste alagoano, o município de Paulo Jacinto com  cerca de sete mil habitantes, vem promovendo há 63 anos um baile que deu o pontapé inicial no desenvolvimento econômico e cultural da cidade.

A principal causa da criação desse baile era a emancipação política, pois o povoado já estava bem desenvolvido e os moradores sentiam a necessidade de se tornarem independentes politicamente. No entanto, precisavam de dinheiro para contratar um bom advogado que defendesse essa causa. Um grupo de moradores do povoado antigamente conhecido como Lourenço de Baixo se reuniram e começaram a sugerir algumas ideias que desse para ganhar dinheiro para tal propósito.

Diante disso, a senhora Josefa Barbosa, José Aurino de Barros e seus Filhos Djalma Barros, discutiam o que fazer para pagar o advogado, de tanto pensar a própria Josefa Barbosa teve a grande ideia de realizar um baile no povoado, mesmo temendo sair tudo errado todos concordaram.

Depois de tudo planejado, ainda precisaria pensar em um nome para o baile, foi quando surgiu o nome de ‘’Baile da Chita’’ porque a chita era um tecido da época que tinha um grande poder de comercialização, então os organizadores resolveram dar origem a está grande referência.

Diante dos preparativos para o primeiro baile, Josefa Barbosa, teve uma ideia bastante criativa, uma vez que, o baile seria realizado após os festejos juninos, mais propriamente no mês de julho, era interessante fazer a escolha de uma rainha para ser apresentada no baile. A rainha era eleita através dos fundos adquiridos, assim a que mais arrecadasse dinheiro na venda de rifas e bingos seria a eleita. Todos esses acontecimentos se deram por volta dos anos 50. Outra informação bastante curiosa, é que os visitantes que costumavam frequentar a cidade no período da realização do Baile da chita viam de trem em grandes caravanas.         

Além da criação do referido baile nasceu também outra ideia que envolvia a musicalidade daquela época, Luiz Gonzaga e seu eterno parceiro Humberto Teixeira estavam tocando bastante a composição Propriá, que carinhosamente ficou conhecida como Rosinha de Propriá, pelos paulojacintenses por se tornar a chamadinha de abertura do baile.

Um momento histórico foi à chegada de Luiz Gonzaga a Paulo Jacinto por convite do senhor José Aurino de Barros na época prefeito nomeado em 1953, Luiz Gonzaga estava de passagem pela região Nordeste e ao saber que sua música era considerada a chamada de abertura para o baile, em agradecimento ele fez questão de realizar uma festa na cidade já emancipada. E até hoje a música Propriá, ainda é tocada pelas bandas e orquestras convidadas, tanto na abertura do baile como no fim.

Mesmo com todos os avanços acrescentados à cultura paulojacintense o baile da chita vem sobrevivendo ao longo desses anos. Hoje, a jovem escolhida para se tornar a rainha do baile e representar a cidade durante um ano, não é mais escolhida através de arrecadação de fundos por que não se trata mais de emancipação política e sim de uma continuidade desta tradição. As rainhas são escolhidas através do voto direto dos associados do Clube Recreativo Paulojacintense responsáveis pela organização do evento ou por uma mesa julgadora que analisam as candidatas. Todas têm que obedecer alguns requisitos, como boa conduta, ser simpática, bonita, precisa ter entre 15 e 18 anos, e ser natural da cidade para se tornar rainha.           

Paulo Jacinto é a cidade mais famosa do estado de Alagoas no que se trata de bailes tradicionais, e este ano o Baile da Chita completará em julho 63 anos de tradição podendo ganhar o título de Patrimônio Histórico Cultural de Alagoas como o baile mais antigo do estado, pois a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei n° 15/2015, que considera o evento como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Alagoas. Falta agora, a aprovação em plenário e a homologação da lei.

Os responsáveis pela a organização desse evento que já se tornou a identidade cultural da população de Paulo Jacinto, afirma que ‘’ os preparativos para o tradicional baile estão a todo vapor, a nova diretoria está preparando várias surpresas para a noite do dia 18 de julho.

Existem várias versões sobre a história do baile da Chita, mais nas pesquisas para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC: Baile da Chita, um registro de memória, dos jornalistas Lucas França e Roberison Xavier, consta que durante esses anos a festa deixou de ser realizada em apenas um ano. No ano de 1978, por causa da morte do então prefeito da cidade José Correia Fontan, Já em 1989, depois de uma forte enchente que inundou a cidade semanas antes da festa, o baile foi adiado e realizado no mês de setembro. Outra inundação, no ano de 2010, adiou a edição mais uma vez. Apesar da tragédia a população não deixou de realizar a tradicional festa.  Em 2014, também não houve o baile da Chita em ambiente fechado, como manda a tradição, mais foi realizado na praça central da cidade, aberto ao público e como a rainha já havia sido escolhida ela foi apresentada durante a comemoração na Praça de eventos Zefinha Barbosa.           

A rainha deste ano também já foi escolhida, a estudante Laryssa Amorim Barros Mota, 17 anos está ansiosa e se preparando para se apresentar como a 63° rainha do Baile da Chita, ela representará as jovens belas da cidade nessa tradicional festa. A animação ficará por conta da Orquestra Super Oásis e do tradicional forró pé de serra de Lula sabiá, além de outras atrações surpresa.                                                                     

De acordo com os organizadores da festa, 2015 é um ano especial, porque vêm com o objetivo de resgatar a cultura do município.  Os ingressos e mesas já estão a vendas. Ingressos individuais 30 reais para os sócios do Clube Recreativo e 35 reais para os não sócios, as mesas para os sócios custam 120 reais e para os não sócios 140 reais. O baile está previsto para começar às 23 horas do dia 18 de julho.

Primeira Edição © 2011