Dilma lança Tocha Olímpica e garante "jogos seguros" no Rio em 2016

03/07/2015 12:08

A- A+

iG - Último Segundo

compartilhar:

A presidente Dilma Rousseff, ao participar da cerimônia de lançamento da Tocha Olímpica, nesta sexta-feira (3), disse que, ao ser questionada nos Estados Unidos sobre a segurança durante os Jogos Olímplicos que ocorrerão no próximo ano, no Rio de Janeiro, garantiu que o país terá uma Olimpíada segura.

De acordo com a presidente, a segurança verificada durante a copa de 2014, deu experiência ao governo para poder garantir a segurança.

“Que venham aqui e participem com a certeza que serão muito bem recebidos e teremos condições de dar o atendimento adequado”, disse Dilma. “Se conseguimos dar segurança em 12 cidades, 12 cidades, somos capazes de garantir segurança em uma cidade”, argumentou Dilma.

Com bom humor, a presidente sugeriu que o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), aproveitasse o espírito olímpico e aderisse ao mais recente e diária atividade física que ela tem praticado. Dilma mandou Pezão começar a pedalar e disse contar com a ajuda do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB) para convencê-lo.

“Apesar de que, eu e Eduardo, estamos tentando convencer Pezão para que ele compre uma bicicleta e pedale. O Nuzmam (Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro) forneceu para ele o uniforme completo”, disse a presidente, diante dos dois.

Dilma ainda brincou o prefeito do Rio, ironizando o que chamou de “recaída modesta”. “Ele disse que era o melhor prefeito da mais bonita cidade das galáxias”, disse a presidente.

Símbolo tradicional dos Jogos Olímpicos, a Tocha Olímpica será acesa no ano que vem, na cidade grega de Olímpia. Antes da abertura dos Jogos, a Tocha passará por cerca de 300 cidades brasileiras. Haverá ainda o anúncio das 82 cidades onde a tocha vai pernoitar.  O símbolo será carregado por 12 mil pessoas ao longo de 20 mil quilômetros.

O desenho do objeto fabricado em alumínio é inspirado nas “curvas” do Rio de Janeiro e fazem referência à forma das montanhas da cidade, além do desenho do calçadão da Praia de Copacabana, mundialmente conhecido.

O revezamento da tocha terá início em maio de 2016 e passará por cidades de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí e Mato Grosso do Sul. Em 5 de agosto do ano que vem, a tocha chegará ao Rio para marcar o início oficial dos Jogos, no estádio do Maracanã.

Veja o vídeo de apresentação:

Primeira Edição © 2011