IMA inicia a sinalização da Piscina do Amor

Medida deve contribuir para a preservação de diversos organismos marinhos

02/07/2015 12:29

A- A+

Ascom - IMA

compartilhar:

A equipe de Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA) dará continuidade, nesta sexta-feira (03), ao trabalho de sinalização da Piscina do Amor, localizada na enseada da Pajuçara, em Maceió. As boias começaram a ser colocadas na quarta-feira (1º) e, durante a semana, a ação continuará a ser realizada. Serão colocadas cerca de 50 boias para indicar a área com 42 hectares, já considerada uma zona de exclusão.

De acordo com o coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, Ricardo César, o local servirá como refúgio para reprodução de diversas espécies, inclusive aquelas que já estão ameaçadas de extinção. “O objetivo do fechamento da Piscina do Amor é, portanto, a preservação do ambiente recifal e dos organismos marinhos encontrados na região”, explicou.

No último dia 16, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a resolução nº 97/2015, que define a zona de exclusão para exploração, explotação (retirada, extração ou obtenção de recursos naturais) e usos diversos, como a pesca, turismo, recreação, prática de esportes, tráfego e fundeio de embarcações em uma distância de 20m em relação à borda do recife.

Além da sinalização, também ficará sob a responsabilidade do IMA a fiscalização, o monitoramento e as pesquisas a serem realizadas na Piscina do Amor. Qualquer atividade que possa causar impactos no local, deverá ser autorizada e regulamentada pelo órgão ambiental. Caso contrário, os infratores poderão ser punidos.

O IMA poderá acionar, em caso de necessidade, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Capitania dos Portos e Colônia de Pescadores do Jaraguá.

Primeira Edição © 2011