SMTT autua cerca 300 motoristas por trafegarem na faixa azul

02/07/2015 09:24

A- A+

Ascom SMTT

compartilhar:

Após um mês do período de adaptação e educação, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) iniciou nesta quarta-feira (1º) a fiscalização da faixa exclusiva para ônibus implantada nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança, no Poço e Mangabeiras, respectivamente. O percurso é de cerca de 3,5 km.

Somente no primeiro turno, agentes de Fiscalização de Trânsito e fiscais de Transportes da SMTT autuaram cerca de 300 condutores que trafegaram indevidamente pela faixa azul, como é conhecida popularmente a via exclusiva para o transporte coletivo.

De acordo com o coordenador de Operações de Trânsito do órgão, Wanderson Freitas, a fiscalização será intensificada também nos próximos dias. “Equipes da SMTT estarão espalhadas em diferentes pontos estratégicos para fiscalizar com o intuito de coibir tal prática, visto que a faixa exclusiva é destinada somente para ônibus coletivos e táxi com passageiros”, disse.

Ele informou que além da circulação indevida na faixa, outras infrações foram cometidas. “Infrações como o não uso do cinto de segurança e o uso do telefone celular no volante também foram notificadas”, destacou.

Conforme o inciso I do artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros ou conversões, configura infração leve e multa no valor de R$ 53,20.

“A fiscalização é muito importante, pois só assim, os condutores respeitam quem pode realmente trafegar sobre a faixa”, disse o técnico em Eletrônica, Jhonatan Tenório.

O horário de funcionamento da faixa exclusiva é de 6h às 20h. O trânsito dos demais veículos pela faixa é liberado apenas nos finais de semana e feriados.

Primeira Edição © 2011