Secretários de Cultura da região metropolitana se reúnem em Maceió

01/07/2015 13:26

A- A+

Ascom - FMAC

compartilhar:

Secretários de cultura dos 11 municípios da região metropolitana de Maceió se reúnem nesta quinta-feira (02), às 10 horas, no auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em Jaraguá. O encontro tem como meta o fortalecimento das relações institucionais entre os municípios e segue a linha de atuação do Fórum de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas que tem organizado reuniões para fortalecimento das relações em todas as Regiões brasileiras.

Em Alagoas, esse primeiro encontro reunirá além do anfitrião, presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, os gestores culturais de Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba. Na pauta da reunião, uma conversa sobre a situação dos municípios em relação ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), a formação de um Consórcio Cultural da Região Metropolitana e a realização do Fórum de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais, em Maceió.

O presidente da FMAC, que também é vice-presidente do Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas, destaca a importância do encontro. “Trabalhando unidos, os municípios de menor porte têm mais oportunidades de captação de recursos e parcerias que colaborem para o desenvolvimento de todos”, acredita.

 

Uma das possibilidades de trabalho em parceria entre os municípios da região metropolitana de Maceió é a formação do Consórcio Cultural da Região Metropolitana. Uma ferramenta para que municípios pequenos possam se unir constituindo uma entidade jurídica legítima capaz de captar recursos e parcerias em prol de todos os consorciados.

Primeira Edição © 2011