Estoque de sangue do Hemoal é considerado crítico

30/06/2015 13:44

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Após o feriadão de São Pedro, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com 56% do estoque mínimo necessário para atender a demanda transfusional. Isso porque, enquanto seriam necessárias no mínimo 300 bolsas, apenas 169 estavam disponíveis até as 14 horas desta segunda-feira, de acordo com dados computados pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) da unidade.

Situação que é classificada como “crítica” pela diretora do Hemoal, Verônica Guedes, uma vez que o órgão não dispõe de nenhuma bolsa de sangue do tipo O negativo, que é considerado doador universal. Quanto à tipagem A negativa, a unidade só dispõe de oito bolsas, além de duas B e AB negativas. O estoque também está deficitário das tipagens positivas A e O, com 25 e 57 bolsas, respectivamente. 

De acordo com a diretora do Hemoal, além do período festivo, as férias e as chuvas têm contribuído para reduzir o número de doadores voluntários de sangue. Por isso, ela apela para que os alagoanos possam se sensibilizar para comparecerem aos postos de coleta de sangue da Hemorrede Pública de Alagoas.  

“Apesar das chuvas e do período de férias, fazemos um apelo à consciência dos alagoanos, para que possam comparecer aos locais de doação de sangue. Mesmo que a maior carência se referir às tipagens negativas, todas as doações são importantes”, ressalta Verônica Guedes.

Quem pode Doar

Para se candidatar à doação de sangue é necessário que o voluntário tenha peso igual ou superior a 50 kg, entre 16 a 69 anos de idade e porte um documento de identificação com foto. Para os menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Ainda de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde (MS), são impedidos de doar sangue aqueles que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso de gestantes e lactantes é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Postos de doação

Os voluntários podem realizar suas doações de sangue em três postos fixos do Estado. Em Maceió é possível doar sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima. Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.

Já no interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na Rua Geraldo Barbosa, no bairro Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Primeira Edição © 2011