Organização Pan-Americana de Saúde avalia Programa Mais Médicos em AL

Representantes da Organização Pan-Americana de Saúde cumpre agenda no estado na próxima quinta (02) e sexta (03)

26/06/2015 13:30

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Estado de Alagoas recebe a visita de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) na próxima quinta-feira (02). A entidade vai avaliar o trabalho do Programa Mais Médicos, presente em 59 municípios alagoanos, e que conta com a participação de 220 médicos.

A Opas tem visitado todo o Brasil, iniciando pelos estados do Nordeste, com a finalidade de renovar o compromisso firmado entre a própria Opas, Cuba e o Ministério da Saúde para o Programa Mais Médicos, que encerra em 2016. Estado e municípios alagoanos também assinaram termo de adesão para o Programa que, de acordo com a coordenadora estadual do Mais Médicos, Ivana Pita, gerou satisfação.

“O Mais Médicos proporcionou uma mudança de paradigmas. Com o apoio do Estado aos municípios alagoanos, hoje se consegue modificar o trabalho do médico brasileiro, que passa a se fixar no município, onde são expandidas as ações e serviços, a exemplo da implantação do Telessaúde”, pontou Ivana Pita.

A coordenadora estadual informou ainda que o Programa trouxe impactos positivos para Alagoas. “O Mais Médicos possibilitou também uma mudança de olhar do gestor, que passou a valorizar o médico no Programa Saúde da Família, reduzindo assim a rotatividade de profissionais, e ainda aumentou a resolutividade nos próprios municípios”, completou.

Esses impactos serão apresentados aos representantes da Opas, o coordenador regional do Programa Mais Médicos/NE, Glauco Oliveira; e o chefe da equipe de cooperação técnica do Programa Mais Médicos, Jesus Virgílio Lafarge. A agenda inicia no dia 02 de julho, com reunião na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com a gestora da pasta, a médica Rozangela Wyszomirska.

Ainda na quinta-feira (02), no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), um representante de cada região de saúde também participa de reunião com os consultores da Opas. Já na sexta-feira (03), acontecem visitas aos municípios de Girau do Ponciano, Craíbas e São Miguel dos Campos, onde serão apresentados os indicadores de saúde.

“Aumento de consultas, redução de exames e internações, melhora no diagnóstico e pré-natal, diminuição da mortalidade, além de ações de promoção e prevenção”. Foi o que listou Ivana Pita acerca da significativa melhora dos indicadores desde a implantação do Mais Médicos. A visita encerra com a reunião da Coordenação de Comissão Estadual (CCE).

Primeira Edição © 2011