Decretada situação de emergência em 38 municípios de Alagoas

Órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas adotarão medidas para o combate a falta de chuva

25/06/2015 05:23

A- A+

Redação

compartilhar:

A seca que atinge diversos municípios no Nordeste continuam fazendo vítimas e preocupando autoridades.

A situação não é diferente em Alagoas onde 38 municípios foram listados pelo Governo estadual e declarados em situação de emergência pelos próximos 180 dias.

O decreto, assinado pelo governador Renan Filho, (PMDB), com a relação dos municípios, foi publicado nesta quinta-feira, (25), na edição do Diário Oficial do Estado, (DOE).  

Como detalhe, do total dos municípios relacionados na edição do DOE desta quinta, 36 deles tiveram situação de emergência decretada em dezembro do ano passado e devido a gravidade da situação – que só tem aumentado devido a falta de chuva – levaram os prefeitos refazerem um novo pedido.

A situação de anormalidade foi reconhecida em algumas áreas das cidades por meio de uma prova documental estabelecida por Formulários de Informação de Danos, (Fide).

Na última segunda-feira, (22), o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o governador Renan Filho assinaram o termo de compromisso autorizando o Estado receber R$ 20 milhões. O dinheiro será usado para o combate emergencial à seca principalmente nos municípios mais atingidos.

Os municípios que integram a lista e declarados em situação de emergência são: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

Primeira Edição © 2011