Jorge de Altinho leva multidão à abertura oficial do São João de Maceió

Maior e melhor festa do Nordeste chegou com força ao bairro do Benedito Bentes; forró autêntico do Nordeste foi prestigiado

20/06/2015 05:19

A- A+

Ascom/FMAC

compartilhar:

A noite desta sexta-feira,19, ficou mais bonita  e muito animada no bairro do Benedito Bentes. A Praça Padre Cícero foi tomada pelo clima junino, durante a abertura oficial do São João de Maceió. Quem fez as honras da casa foram os artistas alagoanos Roberta Aureliano e Alberto Germano. A noite foi encerrada com chave de ouro, quando Jorge de Altinho subiu ao palco e arrastou a multidão para o forró autêntico do Nordeste. Este ano, toda a programação organizada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), homenageia o bicentenário da capital e dois grandes nomes do forró no Brasil: a cantora Clemilda e o sanfoneiro Gerson Filho.
 

O público foi o grande protagonista da festa. Moradora do bairro há 17 anos, Tatiele Santos conta que a iniciativa da Prefeitura valoriza o bairro. “Nunca esperei que uma festa tão boa como essa fosse chegar tão perto da minha casa. Foi inovador trazer a abertura do São João para um bairro tão grande como o Benedito Bentes”, declarou.

No meio do arrasta-pé, o microempresário Lucas de Melo também aprovou a iniciativa. “É um evento com uma boa estrutura e acredito que a população mereça esse momento de cultura e resgate das tradições do Nordeste”.

Foi a primeira vez que Jorge de Altinho cantou no São João de Maceió em uma festa aberta ao público. Para ele, a Prefeitura está indo no caminho certo. “É uma iniciativa maravilhosa, temos mesmo que apoiar a nossa cultura de uma forma geral. A Prefeitura de Maceió está de parabéns, porque todo ano, incentiva a cultura local e do Nordeste. E nós, representantes da música nordestina, estamos felizes, pois essa cidade tornou-se uma vitrine para nós que fazemos a música popular”.

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, prestigiou o evento e chamou atenção para os ganhos da cidade com a festa. “A comunidade do Benedito Bentes abraçou a festa. Esse é um momento de estímulo para os artistas alagoanos. É a valorização do forró de raiz e da cultura nordestina. Além disso, um evento desse porte gera empregos e renda para o comércio local. Todo mundo ganha”, reforçou o prefeito.

Para o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira, o Benedito Bentes foi o local ideal para a abertura do São João. “Estamos no maior bairro da cidade, com mais de 200 mil habitantes, e a gente tem essa abrangência que é a cara da festa. O São João é uma festa de grande mobilidade das comunidades. O São João está no nosso dna e é algo que nos pertence. Por isso, acredito que o período tem sido o grande sucesso desses últimos anos aqui em Maceió”.
 

Ainda haverá muita festa no Arraial Central, no estacionamento de Jaraguá, por onde passarão grandes nomes da música nordestina.Entre as atrações nacionais, estão Batista Lima, Alcymar Monteiro, Samyra Show e Forró 100%, Nando Cordel, Elba Ramalho, Dorgival Dantas, Flávio José, Luan Estilizado, Amazan, Mastruz com Leite e Magníficos. Além disso, os amantes do forró contam também com trios e bandas animando o Forró nos Mercados. O Festival de Coco de Roda entra na fase classificatória, e a música alternativa leva o São João para mais pessoas na Praça Marcílio Dias, com o Forrock, até domingo (21).
 

Neste sábado, apresentam-se no Arraial Central Batista Lima, Assisão, Genaro, Ronaldo Vaqueiro e Pinóquio do Acordeon. Pelo Espaço Pé de Serra, passam Os Abanos do Forró, Os Irmãos do Forró e Joelson dos Oito Baixos. No Forrock, que acontece na Praça Marcílio Dias, Os shows ficam por conta de Attrito 82, Ozzome e Wado.

Desde 2013, a Prefeitura investe nos arraiais dos bairros espalhados por toda cidade. Por meio de editais, a gestão viabiliza uma ajuda de custo para fomentar as produções culturais de forma transparente e democrática. A ideia é que a tradição volte a crescer.

Primeira Edição © 2011