Regionalização dos serviços de saúde avança em AL

Técnicos da Sesau já realizaram oficinas de planejamento em sete das 10 regiões de saúde

19/06/2015 13:03

A- A+

Ascom - Sesau/AL

compartilhar:

As Oficinas de Planejamento nos municípios alagoanos estão avançando e fica cada vez mais próxima a regionalização da assistência à saúde, uma das prioridades do governador Renan Filho. Nesta quinta-feira (18), foi realizada mais uma oficina em Pão de Açúcar, com a participação dos técnicos e gestores das cidades que integram a IX Região de Saúde. O superintendente de Articulação, Controle e Auditoria, D’Narte Bastos, esteve participando do evento, representando a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

Durante a abertura da oficina, o superintendente D’Narte Bastos, destacou a importância do evento como necessário para a identificação das necessidades dos municípios e discutir quais são as prioridades para a região.” Nós estamos discutindo o que existe nos municípios, para que possamos pactuar e trazer a solução para região”, frisou Bastos. Acrescentando que o processo de regionalização da saúde é uma realidade e irá fortalecer a saúde, como também oferecer serviços de qualidade aos usuários.

Na oficina, os técnicos da Sesau falaram sobre a regionalização do serviço da saúde e discutiram sobre os serviços que existem nos municípios que integram a IX Região e como eles poderão ser disponibilizados para população. Em um segundo momento, foram divididos em grupos, onde fizeram uma avaliação dos serviços existentes, as necessidades e carências.

A IX Região de Saúde é composta pelos municípios de Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira. Já as oficinas já foram realizadas na IV Região (Atalaia, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Pindoba, Quebrangulo e Viçosa), na II (Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Passo do Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres).

Também já foram realizadas Oficinas de Planejamento na na III (Branquinha, Campestre, Colônia Leopoldina, Ibateguara, Joaquim Gomes, Jundiá, Murici, Novo Lino, Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares), na VI (Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Brás), na V (Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotonio Vilela), na VIII (Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão, Palmeira dos Índios e Tanque D’Arca).E, estão previstas para acontecer ainda na X Região, em Delmiro Gouveia e na I em Maceió.

Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Primeira Edição © 2011