Recitais Literários do Sesc - Jorge e Hekel - 20 de Junho

Jorge e Hekel: versos e harmonia da Terra das Alagoas

18/06/2015 07:17

A- A+

Redação com Instituto Lumeeiro

compartilhar:

Encerrando a temporada, o Instituto Lumeeiro e o Sesc trazem no próximo sábado, 20, às 17huma dobradinha da arte produzida pelos filhos das Alagoas. A poesia de Jorge de Lima é acompanhada pela música de Hekel Tavares, no recital Jorge e Hekel.
 
Ricardo Cabús, com sua voz marcante e firme, tira do papel e joga ao vento as palavras escritas por Jorge de Lima. Dono de uma poesia que permeou do parnasianismo com métrica perfeita ao modernismo dos versos brancos e livres, ele marcou a literatura nacional expondo em sua escrita a terra nordestina e a religiosidade do Homem, desnudando-as nos mais diversos ângulos de belezas e males. O Príncipe dos Poetas, como ficou conhecido, fez uso de seu nobre poder com as palavras e tornou atemporal uma das mais belas definições metalinguísticas da arte, nos versos contidos em “Invenção de Orfeu”: “Mesmo sem naus e sem rumos,/ mesmo sem vagas e areias,/ há sempre um copo de mar/ para um homem navegar”.   
 
Para acompanhar a realeza, nada mais justo que a magistral participação musical de Selma Brito e Bruno Tenório dando vida às partituras de Hekel Tavares, compositor, maestro e arranjador alagoano de destaque nacional. Ao som do piano e violino, o público pode esperar ouvir um concerto que vai do coco alagoano à música clássica. A música também conta com uma surpresa: a participação mais que especial da soprano Patrícia Hecktheuer. Jorge e Hekel, em sua segunda edição, promete cativar o público mostrando que na terra do sururu também há harmonia e versos.
 
O recital acontecerá às 17h, no Teatro Jofre Soares, localizado no Sesc Centro, e tem entrada gratuita, sem distribuição prévia de ingressos. Aqueles que possuem a carteira de Amigo do Papel no Varal podem fazer reservas de até 02 (dois) lugares enviando um e-mail, com nome completo e número da carteira, para o endereçoreservas@lumeeiro.org . A reserva dos lugares estará garantida até 10 (dez) minutos antes do horário marcado para o início do recital.
 
Quem estará presente:

Ricardo Cabús
 
Poeta, engenheiro civil, tradutor, cientista, compositor e produtor cultural. O primeiro programa criado por ele voltado à poesia foi o Minuto de Poesia, depois foi a vez do Papel no Varal. Ao perceber que poderia disseminar a cultura através de projetos como esses, que possuem grande alcance e aceitação de público, fundou o Instituto Lumeeiro, do qual é o atual presidente.
 
Selma Brito
 
Graduada em piano pela Universidade Federal da Bahia, onde foi aluna do pianista Sebastian Benda, trabalha atualmente como pianista camerística. Desde 2001, coordena o Projeto Concerto aos Domingos, idealizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Por este trabalho, em 2014, foi homenageada como personalidade de destaque da cultura alagoana e recebeu a comenda Lêdo Ivo.
 
SERVIÇO:
 
Recitais Literários no Sesc: Jorge e Hekel
Datas: 20 de junho de 2015
Horário: 17h
Local: Teatro Jofre Soares – Sesc Centro
Entrada Gratuita (sem distribuição prévia de ingressos)
Reservas para Amigo do Papel no Varal através do e-mail:reservas@lumeeiro.org 
Apresentação e Curadoria: Ricardo Cabús
Participação musical: Selma Brito, Bruno Tenório e Patrícia Hecktheuer
Classificação etária: 12 anos
Promoção: Instituto Lumeeiro e Sesc
Informações: (82) 8135-5920 / (82) 8135-5990 
produção@lumeeiro.org 

Primeira Edição © 2011