Dia Mundial do Meio Ambiente tem participação expressiva

30/05/2015 06:22

A- A+

Ascom/Slum

compartilhar:

Essa é uma tecla que deve ser batida sempre: a preservação do meio ambiente. A luta por mais consciência ambiental e ecológica entre os cidadãos ganha mais adeptos a cada dia, mas ainda há muito a ser conquistado. Por isso, a criação do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 05 de junho, serve como um estímulo para refletirmos sobre nossos hábitos na relação com os recursos naturais.

A Prefeitura de Maceió, em conjunto com outros segmentos do poder público e da iniciativa privada, vai participar da programação elaborada especialmente para a data, que em virtude do feriado de Corpus Christi, será antecipada para o próximo domingo (31), com uma série de atividades concentradas na área de lazer instalada na Avenida Silvio Viana, na orla de Ponta Verde, a partir das 09h.

Além das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), a gestão municipal também estará representada pela Coordenadoria de Controle Ambiental da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum).

“Vamos expor diversos artefatos confeccionados com material reciclável, como brinquedos, ornamentos e utensílios feitos de garrafa PET, papelão, embalagem longa vida e retalhos de tecidos”, detalhou Rita Araújo, coordenadora de controle ambiental da Slum.
 

Na tenda da Slum, os visitantes poderão obter informações sobre separação de material para a coleta seletiva, acondicionamento correto de resíduo domiciliar e irão receber brindes voltados para o público infantil, como ponteiras de lápis produzidas a partir do reaproveitamento de retalhos no formato de corujas, tulipas e bonecas, além de broches e prendedores de cabelo.

“Também queremos mostrar as pessoas como alguns tipos de resíduos podem ser reaproveitados. Junto com a reutilização e a reciclagem, o reaproveitamento é um dos ‘R’ que compõe a cartilha da educação ambiental”, explica Rita Araújo. “Por exemplo, no evento, nós teremos uma exposição com bancos de madeira feitos a partir de madeira reaproveitada no Aterro Sanitário de Maceió”, complementa.

Em paralelo à exposição e ao atendimento ao público, a equipe de educação ambiental da Slum vai distribuir sacolas de lixo com os ambulantes que atuam na praia de Ponta Verde.

Primeira Edição © 2011