Apple explica o que fazer quando iPhone travar depois de receber SMS

Torpedo 'congela' aplicativo de mensagens e as funções do aparelho. Empresa vai liberar solução definitiva em atualização do iOS.

29/05/2015 08:06

A- A+

Globo

compartilhar:

A Apple explicou nesta quinta-feira (28) o que donos de iPhone devem fazer caso recebam a mensagem de SMS que trava o aparelho. A empresa ressalta que essa é uma solução temporária. A definitiva virá numa atualização do iOS.

Primeiro, devem pedir à Siri para “ler as mensagens não lidas”. A seguir devem solicitar que a assistente pessoal responda à pessoa que enviou a mensagem maliciosa. Isso é o suficiente para destravar o aplicativo iMessage.

Para evitar que o problema ocorra de novo, a Apple sugere que os usuários deletem toda a conversa ou apenas a mensagem em questão.

Esse é apenas um remendo, diz a empresa. “A Apple está preocupada com um problema no iMessage causado por uma série específica de caracteres Unicode e nós iremos liberar um conserto na próxima atualização de software.”

O problema
A mensagem problemática tem caracteres especiais latinos, símbolos arábicos e termina com um ideograma chinês. Não está claro se o erro acontece por causa do conteúdo específico da mensagem ou se é a combinação de idiomas diferentes no mesmo texto que causa o travamento do aparelho.

No Reddit, internautas confirmaram a eficácia de uma mensagem que começa com as palavras "effective. Power" (eficaz, energia/força, em inglês) e termina com "‏冗", ideograma que significa "supérfluo" ou "inútil". No entanto, outros usuários do site apontaram que as palavras em inglês não precisam ser essas – basta que os caracteres arábicos e símbolos sejam colocados em uma linha diferente dos caracteres latinos.

Primeira Edição © 2011