Sete novidades que o Google deve revelar até sexta-feira

28/05/2015 07:30

A- A+

Diário Digital

compartilhar:

Começa esta quinta-feira o Google I/O 2015, uma conferência de programadores Android de dois dias na qual serão apresentadas as principais novidades que os serviços, softwares e dispositivos do Google devem receber no segundo semestre deste ano.

No evento do ano passado, por exemplo, a empresa apresentou o Android 5.0 «Lollipop» e os principais conceitos do Material Design. O evento acontece em São Francisco, na Califórnia, mas também será transmitido via streaming.

Com base em recentes notícias, boatos e expectativas em relação ao Google, escolhemos algumas das tecnologias, produtos e assuntos sobre os quais provavelmente ainda vamos ouvir falar nos próximos dois dias.

Veja quais são:

Nova versão do Android

O Google já anunciou que apresentaria, durante o I/O, a nova versão do seu sistema operativo, o Android M. E ainda que toda a edição do evento traga anúncios sobre o futuro do Android, a versão M chama a atenção por representar uma mudança de nome, o que sugere que a actualização trará alterações mais notáveis às funcionalidades de aparelhos que rodam no sistema operativo da empresa.

Algumas das mudanças que talvez seja válido esperar são maiores funções de integração com outros dispositivos que rodam Android, pensando no conceito de «internet das coisas». Noutras palavras, é provável que surjam novas funções no sistema que permitam que o seu smartphone comunique com outros dispositivos da sua casa, como uma televisão que use o Android TV (ou um carro que use o Android Auto). Alterações à forma como os dispositivos dão permissões a aplicações também podem ser esperadas.

Android Home

O Google já anda a namoriscar há bastante tempo a ideia de levar o seu sistema operativo para além de smartphones e tablets e trazê-lo para objectos domésticos, na perspectiva de «casas conectadas». E com o aumento da quantidade e da qualidade de electrodomésticos com funcionalidades de conexão, agora pode ser uma boa hora para levar adiante esse projecto.

Não é difícil imaginar um aplicação para telemóveis que reconheça outros dispositivos conectados que o utilizador possui em casa e comunique com estes, permitindo facilmente que o seu smartphone seja usado como uma espécie de «controlo remoto universal» da sua casa.

Smartphones da linha Nexus

Os smartphones do Google em parceria com outros fabricantes são sempre lançamentos interessantes. Os Nexus 4 e 5, criados em parceria com a LG, ofereciam uma excelente performance e óptimos recursos por um preço bastante acessível. Já o Nexus 6, desenvolvido junto com a Motorola, tinha características que o aproximavam de um modelo top de linha.

A empresa ainda não divulgou os seus planos para o futuro dessa linha, mas boatos recentes sugerem que dois dispositivos do Google devem sair este ano: um com tela de 5,2 polegadas, feito em parceria com a LG, e outro com tela de 5,7 polegadas criado junto com a fabricante chinesa Huawei. Em breve, devemos saber se os rumores estavam certos.

Serviço de telecomunicações do Google

O Google anunciou recentemente o seu serviço de comunicações móveis, o Project Fi. O serviço foi criado em parceria com operadoras norte-americanas, e é comercializado nos EUA por 20 dólares mensais, mais 10 dólares por cada GB de dados contratados. No entanto, por ora apenas residentes dos EUA que tenham um Nexus 6 podem contratá-lo.

Na conferência que começa esta quinta-feira, espera-se descobrir como a empresa pretende ampliar esse serviço para outros aparelhos dentro dos EUA e, também, se pretende levar o seu serviço de telecomunicações para outros países. Como, por enquanto, os utilizadores do Nexus 6 têm prioridade em aceder ao serviço, pode ser que a empresa divulgue também algo sobre como os novos modelos dessa linha irão ligar-se ao Project Fi.

Telemóveis modulares

Desde que foi anunciado, o projecto de telemóveis modulares do Google (chamado de Project Ara) gerou interesse. Embora alguns engenheiros acreditassem que fosse impossível criar um sistema de módulos e peças que fossem totalmente compatíveis entre si, a empresa mostrou (com alguns percalços) um modelo funcional no ano passado.

Inicialmente, a previsão era que o resultado do Project Ara fosse lançado no início de 2015, mas até agora pouco foi dito sobre este. Esperamos que a empresa adiante o que aconteceu com o projecto, em que pé está, quando podemos esperar pelo aparelho modular e como foi o processo de adaptar o Android para o sistema.

Dispositivos vestíveis

O lançamento do Apple Watch este ano trouxe os dispositivos vestíveis para os holofotes novamente, e é bem possível que o Google anuncie algo para a sua linha de dispositivos. O anúncio pode vir na forma de outro smartwatch (afinal, a empresa anunciou três deles no I/O de 2014).

Outra possibilidade, porém, é que a mudança apresentada pelo Google seja um dispositivo vestível de outro tipo, como uma nova versão do Google Glass. Ou ainda, pode ser uma nova funcionalidade de integração desses dispositivos com smartphones e outros aparelhos que usem o sistema operativo da empresa.

Realidade virtual

Enquanto aparelhos complexos de realidade virtual como o Oculus Rift estão a ser desenvolvidos e lançados, os esforços do Google nessa área resumem-se, basicamente, ao Google Cardboard. E, por mais interessante que seja a ideia de usar o seu smartphone como uma ferramenta de realidade virtual (uma ideia que a própria Samsung aproveitou), permanece o facto de que o projecto do Google consiste basicamente numa caixa de cartão com dois furos.

Noutras palavras, a empresa ainda não deixou claro como pretende abordar a realidade virtual. Será algo que a empresa utilizará para oferecer novas funções de socialização ou produtividade? Ou será que a empresa focar-se-á em jogos e experiências interativas? Ou nenhuma dessas coisas? Esperamos descobrir mais entre esta quinta e sexta-feira.

Primeira Edição © 2011