Prefeito e vereador de Mata Grande são acusados de desvio de dinheiro público

Empresário citou diversos crimes, supostamente, praticados pelos irmãos Brandão

27/05/2015 11:41

A- A+

Redação

compartilhar:

O Ministério Público Estadual, (MPE), ainda não recebeu oficialmente a denúncia contra o prefeito da cidade de Mata Grande, Sertão de Alagoas, o presidente da Câmara Municipal e o ex-secretário de finanças daquele município.

Os irmãos, o prefeito Jacob Brandão, (PP), e o vereador Júlio Brandão, (PP),  e o primo deles, o ex-secretário Gabriel Brandão são acusados de formação de quadrilha, apropriação indébita e recebimento de propina.

As denúncias foram feitas pelo dono da locadora de carros Vem Pra K Rent a Car Ltda ME, Kléber Malaquias de Oliveira. O empresário, aproveitando uma das sessões ordinárias da Câmara, teria enviado uma carta, explicitando as denúncias, para cada vereador do município.

Entre as denúncias consta que diretores do Sindicato dos Professores em Mata Grande acusam o chefe do Poder Executivo de autorizar supostos saques da conta do Fundo de Pensão dos servidores municipais, além de desviar verbas federais destinadas para a compra de merenda escolar.

A família Brandão também é denunciada por não evitar uma suposta fraude na Secretaria da Saúde e nos contratos para a realização de shows artísticos.

A empresa de Kleber Malaquias teria sido vencedora de um processo licitatório, aberto pela Câmara de Vereadores, durante a presidência de Júlio Brandão, acusado de assinar um cheque referente ao pagamento da locação dos veículos. Porém, conforme o empresário, o cheque, que não havia sido assinado por ele e não foi depositado na conta da locadora, foi sacado na ‘boca do caixa’. Na opinião do empresário a trama teria sido orquestrada pelo presidente do Legislativo. Kleber detalha que para o saque ser concretizado alguém falsificou sua assinatura.

Outra denúncia que pode levar a cassação do prefeito e do vereador cita que os irmãos teriam recebido cerca de R$ 13 mil – em espécie – das mãos do empresário. O dinheiro havia sido exigido pelos primos Brandão como condição para que Kleber pudesse receber os valores do contrato firmado entre a locadora e a Câmara. 

Jacob e Júlio são filhos do ex-prefeito do município Hélio Brandão, cassado pela Justiça na última gestão, e de Cristina Brandão, ex-prefeita da cidade de Joaquim Gomes e impedida de assumir o último mandato acusada de crime eleitoral.

Por telefone o PRIMEIRA EDIÇÃO tentou ouvir o prefeito Jacob Brandão e o vereador Júlio Brandão. Mas nenhum deles foi localizado.

Primeira Edição © 2011