Em Brasília, Rui Palmeira viabiliza recursos para Maceió

27/05/2015 07:20

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

 

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, cumpriu uma agenda extensa, nessa terça-feira, 26, em Brasília. No fim da manhã, ele esteve presente na solenidade de entrega do diploma José Ermírio de Moraes, que homenageia empresários e empresas que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país de forma empreendedora. Cinco personalidades foram homenageadas, entre elas o ex-senador alagoano João Tenório.

Em seguida, Rui Palmeira participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o pacto federativo e a disponibilização de recursos da União para os municípios. O prefeito de Maceió afirmou que o pacto federativo precisa acontecer de fato e sair do papel. “O momento é esse de repensar o pacto federativo”, destacou palmeira. Durante a reunião ele disse ainda que o governo federal precisa dar condições financeiras para que os municípios consigam sanar os problemas e dar a assistência necessária à população. ”Nós [municípios] hoje subsidiamos, por exemplo, o recurso da merenda escolar, do Programa de Saúda da Família, então as coisas se inverteram de uma década pra cá, e isso precisa ser revisto urgentemente”, afirmou Rui Palmeira.

Após a audiência na Câmara, Rui seguiu direto para o gabinete do senador José Serra (PSDB-SP) para também viabilizar financiamentos para obras, como obras de mobilidade urbana. Serra falou que são obras importantes para o município e que para o governo federal esse financiamento é mínino. Ele disse que tem negociado esses financiamentos com o governo e brincou que se considera um “quarto senador de alagoas”.

O senador José Serra destacou que tem um projeto em tramitação no congresso, de sua autoria, que permite que prefeituras e governos municipais tenham acesso a 70% dos valores do depósito judicial e 30% ficaria para o fundo. No caso de Maceió, esse valor gira em torno de R$12 milhões.

O prefeito Rui Palmeira destacou que a conversa com o senador foi positiva e disse que espera conseguir sensibilizar o governo federal e o Legislativo quanto às necessidades de recursos para investimentos no município de Maceió.

No início da noite, o ministro das cidades, Gilberto Kassab, recebeu o prefeito para tratar de questões de mobilidade urbana. “Aprovamos ano passado projetos da ordem de R$ 174 milhões. Obviamente, viemos solicitar do ministro a liberação, mesmo que parcial, desse recurso”. Rui citou obras como a duplicação da Avenida Cachoeira de Meirim, como uma das prioridades. Palmeira disse ainda que o ministro foi sensível ao seu pedido e que afirmou que enviaria uma equipe de técnicos para analisar as obras e assim poder disponibilizar a verba necessária para a sua conclusão.

Primeira Edição © 2011