Trekking ecológico alia a prática esportiva com a preservação ambiental

A prova no próximo sábado acontecerá dentro de uma Área de Proteção Ambiental

26/05/2015 07:02

A- A+

IMA

compartilhar:

O próximo sábado, dia 30, será de diversão e aventura para as pessoas que gostam de esporte. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a equipe Maderada organizam o primeiro Trekking Ecológico dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA). A prova é a primeira organizada pelo órgão que pretende iniciar um circuito esportivo envolvendo Unidades de Conservação de uso sustentável.

A prova de trekking inaugura o circuito que o IMA deverá utilizar para chamar a atenção da sociedade para a rica biodiversidade existente e protegida no estado. Os competidores podem fazer o percurso de 10km ou de 15km, percorrendo o caminho delimitado no mapa da prova e passando pelos postos obrigatórios de conferência. A prova começa às 09h, mas a concentração tem início às 07h30, e as equipes podem chegar até 14h.

O local exato de largada, chegada e de realização da prova será divulgada apenas na quinta-feira, dia 28, para evitar que alguma equipe faça o percurso antes das demais. Todas as equipes receberão o kit composto por camiseta, viseira, bolsa e squeeze. Os vencedores receberão troféu de campeão e todos os participantes que concluírem o percurso receberão o prêmio de finisher.

O trekking é um esporte que pode ser feito caminhando ou correndo, em trilhas pré-definidas. O percurso deverá passar por áreas abertas, mas também por entre áreas de vegetação mais densa. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira, dia 28, através do site: www.ima.al.gov.br/trekking.

A APA é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, quando permite a presença de pessoas e o estabelecimento de diversos tipos de empreendimentos. O IMA pretende chamar a atenção para a importância da participação popular em ações de conservação da biodiversidade existente nesse tipo de área legalmente protegida.

Primeira Edição © 2011