Prêmio Octávio Bandão bate recorde de inscritos e aumenta a concorrência entre jornalistas

26/05/2015 06:54

A- A+

Sindjornal

compartilhar:

Disputa acirrada. É nesse cenário que transcorrerá nos próximos dias a 11ª edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, cujas inscrições terminaram no domingo (24). Nada menos que 88 jornalistas e 23 estudantes concorrem nas sete categorias do concurso, que inscreveu 150 trabalhos - 50% a mais que na edição do ano passado.

Os números registram recorde absoluto, com uma participação expressiva sobretudo do telejornalismo. Nessa área foram inscritas 43 reportagens de TV e 28 reportagens cinematográficas. Em seguida vieram Jornalismo Impresso/Texto (23), Jornalismo Impresso/Imagem (20), Webjornalismo (16), Estudante (14) e Radiojornalimo (6).

Promovido em parceria pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL), o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjonal) e a Braskem, o Prêmio Octávio Brandão tem se consolidado a cada ano, contribuindo para ampliar a cobertura da imprensa local sobre as questões do meio ambiente e da sustentabilidade. Jornais, TVs e portais de notícia, entre outros veículos, dedicam espaços diários e/ou semanais ao tema, mantendo durante todo o ano essa importante pauta para a população e a sociedade alagoana.

Pioneiro dos Prêmios Ambientais de Jornalismo, o Octávio Brandão está sendo replicado em outros estados, a exemplo do Rio Grande do Sul, que lançou no ano passado o Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, igualmente realizado pela Abes e a Braskem, em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Outros prêmios do gênero também foram criados por empresas e instituições ao longo dos últimos Anos.

No Prêmio Octávio Brandão 2015 estão participando com trabalhos jornalistas de 17 veículos de comunicação de Alagoas, além de estudantes de jornalismo das três universidades locais (Ufal, Cesmac e FITs). A empresa com mais reportagens inscritas é a TV Gazeta de Alagoas, totalizando 43, vindo em seguida Jornal Gazeta de Alagoas (20), TV Pajuçara (18), jornal O Dia Alagoas (11), Tribuna Independente (5), TV Alagoas (5) e Gazetaweb ( 5).  As demais somaram 29, além de 14 trabalhos oriundos das universidades.

O julgamento das reportagens começa ainda esta semana. Participam da comissão julgadora jornalistas e técnicos de Alagoas e de outros estados, todos ligados à área do meio ambiente. A divulgação dos vencedores e a solenidade de entrega dos Prêmios será no dia 13 de junho, a partir das 21 horas, na casa de eventos Pierre Chalita, em Jaraguá. Participarão da festa cerca de 500 pessoas, entre jornalistas, estudantes de jornalismo, empresários da comunicação, ambientalistas, dirigentes de órgãos públicos e outras autoridades.

Primeira Edição © 2011